Tempo estimado de leitura: 6 minutos
O uso de camisetas de outras equipes por parte de torcedores durante os jogos do Maringá FC no Estádio Regional Willie Davids voltou a causar polêmica nas redes sociais nesta semana. O clube entra em campo no domingo (20), às 19h em casa, quando receberá o São Bernardo pela 2ª rodada da Série C.
Na quarta-feira (16), a Força Maringaense, principal organizada do clube, publicou uma nota nas redes sociais anunciando a criação de um cordão de isolamento na arquibancada descoberta, nos próximos jogos no WD, para impedir que torcedores adentrem o local sem utilizarem camisetas ou roupas com as cores do MFC.
De acordo com a nota, “todos os torcedores que passarem por lá deverão estar com as cores do Maringá ou com a camiseta do Maringá. Caso contrário, serão orientados a trocar de camiseta ou de setor”. Ainda no posicionamento oficial, a Força acrescenta que a decisão foi “tomada após uma conversa com o batalhão de polícia militar, visando um lugar mais seguro e sem violência no estádio, tendo em vista que os principais focos e únicos de confusão que ocorre na arquibancada são por causa de camisas de outros times e pessoas que não respeitam os demais torcedores fiéis do nosso Maringá FC”.
Segundo a organizada, a ação será “pacífica e sem nenhum tipo de violência”.
O Maringá FC também publicou uma nota oficial nesta quinta-feira (17), discordando do posicionamento da Força Maringaense. De acordo com o time, “a informação divulgada pela torcida organizada não está alinhada com o posicionamento oficial do clube”. O MFC ainda afirmou que “não será permitida nenhuma conduta que intimide torcedores em razão da vestimenta utilizada, assim como obrigá-lo a trocar de camisa ou mudar de setor”.
O Maringá Post procurou a Força Maringaense para comentar o assunto, mas não teve retorno até o fechamento desta reportagem. Procurada, a Polícia Militar (PM) também não se manifestou sobre o assunto. O espaço segue aberto para manifestações de ambos os lados. Leia os dois posicionamentos oficiais abaixo, na íntegra:
NOTA OFICIAL DA TORCIDA FORÇA MARINGAENSE
“A Torcida Força Maringaense vem a público comunicar o funcionamento da ação de orientação aos torcedores que forem ao setor descoberto com camisetas de outros times.
Visando o respeito aos demais torcedores fiéis do clube, a Força Maringaense promove esta ação como forma de orientar o torcedor que não respeita as cores do clube e desrespeita a instituição Maringá Futebol Clube.
Como irá funcionar:
Formaremos um cordão na portaria da descoberta e todos os torcedores que passarem por lá deverão estar com as cores do Maringá ou com a camiseta do Maringá. Caso contrário, serão orientados a trocar de camiseta ou de setor.
Tal ação, foi uma decisão tomada após uma conversa com o batalhão de polícia militar, visando um lugar mais seguro e sem violência no estádio, tendo em vista que os principais focos e únicos de confusão que ocorre na arquibancada são por causa de camisas de outros times e pessoas que não respeitam os demais torcedores fiéis do nosso Maringá FC. Essa ação será pacífica sem nenhum tipo de Violência.
Agiremos com total respeito e demonstraremos a realidade para aquele torcedor que, ao ir ao jogo do Maringá Futebol Clube, desrespeita os torcedores, os jogadores, a comissão técnica, entre outras pessoas que trabalham no Maringá Futebol Clube.
Diretoria A.R.S.C.T.O Força Maringaense“
NOTA OFICIAL DO MARINGÁ FC
O Maringá Futebol Clube vem a público esclarecer e se posicionar a respeito de uma nota divulgada pela torcida organizada Força Maringaense, que mencionou a intenção de impedir o acesso de torcedores com camisas de outros clubes ao setor descoberto do Estádio Regional Willie Davids, nos jogos do MFC.
Nos últimos anos, o clube tem promovido diversas ações com foco na valorização de sua identidade, incentivando os torcedores a comparecerem ao estádio com a camisa do Maringá FC.
Reforçamos, sempre que possível, a importância desse gesto como forma de apoio aos atletas e respeito à instituição.
É importante destacar que, em diversos estádios do país, medidas como a proibição do uso de camisas de clubes que não estejam em campo já são adotadas por questões de segurança. Inclusive, devido a alguns episódios isolados já ocorridos no Willie Davids envolvendo torcedores com camisas de outros clubes, o MFC estuda, em conjunto com os órgãos de segurança pública, a possibilidade de adotar essa medida de forma oficial no futuro, se necessário.
Contudo, reiteramos que a prioridade do Maringá FC será sempre a orientação e conscientização. Em nenhuma hipótese, aceitaremos atitudes de imposição, constrangimento, agressividade ou qualquer forma de violência contra torcedores dentro ou fora do estádio.
A informação divulgada pela torcida organizada não está alinhada com o posicionamento oficial do clube. Portanto, não será permitida nenhuma conduta que intimide torcedores em razão da vestimenta utilizada, assim como obrigá-lo a trocar de camisa ou mudar de setor, como diz a nota. Entendemos que todos os torcedores que forem ao estádio, podem ajudar a conscientizar pessoas a adotarem a nossa campanha e a cultura de Jogo do Maringá, Camisa do Maringá, desde que seja de forma pacífica!
Seguimos firmes na campanha, reforçando nossa identidade e fortalecendo o sentimento de pertencimento entre clube e torcida.
Ressaltamos ainda que a camisa oficial do Maringá FC está disponível ao valor de R$ 89,90, acessível à grande maioria dos torcedores, e com preço abaixo da média praticada pelos clubes brasileiros.
Contamos com o apoio e respeito de todos para que o ambiente no estádio siga sendo familiar, acolhedor e seguro.
Att, Diretoria Maringá Futebol Clube
Comentários estão fechados.