Confusão e mortes marcam Colo-Colo x Fortaleza; jogo é cancelado e futuro da partida será decidido pela Conmebol

Invasão de torcedores, violência e mortes provocam o cancelamento do duelo pela Libertadores; Comitê Disciplinar avaliará situação.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O confronto entre Colo-Colo e Fortaleza, pela fase de grupos da Libertadores 2025, terminou de forma trágica e polêmica na noite desta quinta-feira (11). A partida, que acontecia no Estádio Monumental de Santiago, no Chile, foi oficialmente cancelada após uma série de episódios violentos dentro e fora do estádio — incluindo a morte de dois torcedores chilenos.

    A decisão pelo cancelamento foi tomada pela Conmebol depois de mais de uma hora de paralisação, provocada por uma invasão de torcedores ao gramado e arremessos de objetos contra jogadores e seguranças. Além disso, a situação se agravou com a confirmação da morte de dois torcedores do Colo-Colo, atropelados por uma viatura da polícia do Chile, nas imediações do estádio.

    O que aconteceu?

    A confusão começou ainda do lado de fora. De acordo com a imprensa local, os torcedores mortos teriam 18 e 13 anos. O incidente gerou revolta de parte das torcidas organizadas do Colo-Colo, que invadiram o gramado e protagonizaram cenas de vandalismo e violência.

    Veja os vídeos a seguir:

    No momento da paralisação, o placar ainda estava 0 a 0 e o jogo se encontrava no início do segundo tempo. Mesmo com tentativas de retomada, a falta de segurança obrigou a Conmebol a cancelar a partida.

    O que diz a Conmebol?

    Em comunicado oficial, a entidade máxima do futebol sul-americano lamentou as mortes e informou que o caso será encaminhado ao Comitê Disciplinar da Conmebol. Caberá ao órgão jurídico analisar todos os fatos e determinar se o jogo será remarcado ou se o Fortaleza poderá ser declarado vencedor.

    “Em virtude da ausência de garantias de segurança por parte do clube local e das autoridades de segurança locais para garantir a continuação da partida, o caso será remetido aos Órgãos Judiciais da Conmebol”, informou a nota.

    O Fortaleza pode ser declarado vencedor?

    Sim. Caso o Comitê Disciplinar da Conmebol entenda que o Colo-Colo foi responsável pela falta de segurança, o Fortaleza poderá ser considerado vencedor da partida, conforme previsto no regulamento da Libertadores.

    Por outro lado, a Conmebol também pode optar por remarcar o jogo em nova data e local, a depender da gravidade das conclusões da investigação.

    Comentários estão fechados.