Tempo estimado de leitura: 4 minutos
O Maringá FC luta para seguir fazendo história. Em 2024, o clube alcançou sua melhor participação no Campeonato Brasileiro da Série D, chegando pela primeira vez nas oitavas de final em seis participações. O objetivo, traçado lá no começo do ano, é o acesso para a terceira divisão.
Para isso, no entanto, precisa chegar ao menos nas semifinais. E o próximo adversário já está definido: trata-se da Portuguesa, do Rio de Janeiro. A equipe carioca chega nas oitavas após despachar o Mixto, do Mato Grosso, na segunda fase.
Por ter uma campanha melhor, o Maringá terá o direito de decidir a volta no Willie Davids, com o primeiro jogo no Rio. As datas e horários dos confrontos, no entanto, ainda estão indefinidos.
A Portuguesa Carioca, embora desconhecida de parte do público, é um clube tradicional da comunidade lusitana no Brasil, além de ter tido alguns feitos históricos. Um deles é o fato de ter vencido um amistoso contra o maior clube do futebol mundial, o Real Madrid.
O jogo em questão foi disputado no dia 4 de setembro de 1969. Na ocasião, em pleno Santiago Bernabéu, a Lusa derrotou os Merengues por 2 a 1, com dois gols do ponta-direita Miguel. A partida marcaria a entrega da faixa de tricampeão espanhol consecutivo (1966/1967; 1967/1968; e 1968/1969) aos já conhecidos ‘galáticos’.
O aluguel do Luso-brasileiro para o Flamengo
Sediado no bairro da Portuguesa – que tem esse nome justamente em homenagem ao clube -, na Ilha do Governador, a Portuguesa-RJ tem como casa o Estádio Luso-brasileiro, com capacidade para 16 mil espectadores. Em 2016, enquanto Flamengo e demais equipes cariocas viviam um imbróglio com o Governo do Rio pela utilização do Maracanã pós-jogos Olímpicos, o rubro-negro fechou um acordo com a Lusa, para que o Estádio da Ilha do Governador fosse a casa do Mengão.
O acordo previu a utilização do Luso-brasileiro pelo Flamengo por três anos, de 2017 a 2019, apesar do clube ter deixado o local já na metade de 2018. Nesse período, o clube passou a chamar o Estádio de “Ilha do Urubu”. Pouco antes, em 2016, o Luso-brasileiro também foi casa do Botafogo, durante o Brasileirão Série A.
No Campeonato Carioca, a melhor classificação da história da Portuguesa foi o terceiro lugar, em 2021. Neste ano, a equipe terminou o estadual em 7º lugar, com 14 pontos. Pela Série D, na primeira fase, o clube passou em segundo lugar do grupo 6, com 24 pontos (6v, 7e e 1d). No mesmo grupo, o líder foi o colega de estado, Nova Iguaçu, com 31 pontos.
Comentários estão fechados.