Mário Jorge Lobo Zagallo, único tetracampeão mundial de futebol, morre aos 92 anos

Uma das maiores lendas do futebol brasileiro, Mário Jorge Lobo Zagallo, morreu na noite desta sexta-feira (5).

  • Uma das maiores lendas do futebol brasileiro Mário Jorge Lobo Zagallo, morreu na noite desta sexta-feira (5), aos 92 anos. Ele estava internado desde dezembro do ano passado e a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.

    Conhecido como “Velho Lobo”, Zagallo foi o único tetracampeão mundial de futebol, tendo conquistado a Copa do Mundo em duas ocasiões como jogador e em outras duas como treinador e membro da comissão técnica. Ele também foi uma das três pessoas que conquistaram a Copa do Mundo tanto como jogador quanto treinador.

    A informação da morte de Zagallo foi confirmada no perfil oficial do ex-jogador. Leia a nota a seguir:

    “É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.

    Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.

    Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa.”

    O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, decretou luto oficial de sete dias pela morte de Zagallo.

    TRAJETÓRIA E LEGADO

    Mário Jorge Lobo Zagallo deixa para trás um legado que transcende as fronteiras do futebol. Sua paixão, dedicação e conquistas continuarão a inspirar gerações futuras de jogadores e treinadores.

    Como jogador, Zagallo foi campeão de duas Copas do Mundo: a de 1958, na Suécia, e a de 1962, no Chile.

    Mais tarde, em 1970, ele foi técnico da seleção brasileira e liderou a equipe à vitória da Copa do Mundo do México.

    Já na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, Zagallo foi membro da comissão técnica, ocupando o cargo de coordenador técnico na equipe de Carlos Alberto Parreira. O Brasil novamente foi campeão, com jogadores como Romário, Bebeto, Dunga e Cafu.

    Por suas contribuições ao futebol, Mário Jorge Lobo Zagallo recebeu a Ordem de Mérito da FIFA em 1992, a mais alta honraria da FIFA. Já em 2013, ele foi eleito o 9º melhor treinador de todos os tempos pela revista Soccer Magazine.

    Foto: Reprodução / Lucas Figueiredo / CBF

    Comentários estão fechados.