Itamaraty vai chamar embaixadora da Espanha para explicações sobre racismo contra Vini Jr.

O incidente de racismo com o jogador do Real Madrid, Vinicius Junior, desencadeia um protesto formal do Itamaraty, convocando a embaixadora da Espanha para explicações.

  • O incidente de racismo com o jogador do Real Madrid, Vinicius Junior, desencadeia um protesto formal do Itamaraty, convocando a embaixadora da Espanha para explicações.

    No rastro do novo incidente de racismo envolvendo o jogador Vinicius Junior, do Real Madrid, durante um jogo da liga espanhola de futebol, o Itamaraty tem a intenção de convocar Mar Fernández-Palacios, a embaixadora da Espanha no Brasil, para uma conversa explicativa. Esta informação veio à tona por meio do blog da Andréia Sadi, da Globo News.

    Tais convocações de embaixadores não são um procedimento padrão, e são, na verdade, uma manifestação de protesto. A meta é comunicar a posição de repúdio e demanda do governo brasileiro sobre o incidente.

    Ainda no domingo do ocorrido, a Embaixada Espanhola no Brasil utilizou o Twitter para condenar firmemente as demonstrações e atitudes racistas, expressando solidariedade ao jogador e reforçando que esses ataques não representam de forma alguma a maioria antirracista da população espanhola.

    Vinicius, ou “Vini Júnior” como é popularmente conhecido, tem sofrido ataques racistas repetidos durante partidas da liga espanhola.

    No jogo do fim de semana, o confronto entre Valencia e Real Madrid foi interrompido no segundo tempo, depois que parte da torcida no estádio Mestalla referiu-se ao jogador brasileiro de maneira racista.

    O presidente Lula, ainda no domingo, manifestou sua solidariedade ao jogador e exigiu ação das autoridades do futebol espanhol.

    O Real Madrid solicitou uma investigação oficial ao Ministério Público Espanhol por crimes de ódio e discriminação contra o jogador brasileiro. Na manhã desta segunda-feira, 22, o presidente do Real Madrid reuniu-se com o jogador para lhe dar apoio e informar sobre as ações tomadas pelo clube em sua defesa.

    Foto: Real Madrid

    Comentários estão fechados.