Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Durante todo o mês de julho, os frequentadores das salas de cinema da rede Cineplus, no Paraná, assistirão a uma mensagem de alerta antes dos filmes. O vídeo, com duração de 30 segundos, convida o público a refletir sobre o tráfico de pessoas, uma grave violação de direitos humanos que atinge milhões de vítimas em todo o mundo.
A iniciativa faz parte da campanha internacional Coração Azul, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e integra a programação da Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná (Seju), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Além do vídeo, a campanha estadual inclui a distribuição de materiais informativos, realização de seminários e palestras com foco na conscientização e prevenção desse crime. O objetivo é ampliar a informação e estimular denúncias por parte da população.
O secretário estadual da Justiça, Valdemar Jorge, destacou a importância do combate contínuo ao tráfico de pessoas. Para ele, apesar de parecer um problema distante, esse tipo de crime ainda ocorre e precisa ser enfrentado com firmeza. Ele reforça que qualquer suspeita deve ser denunciada pelo Disque 100 ou pelo telefone 180.
Segundo Silvia Cristina Xavier, coordenadora do núcleo da Seju, o tráfico de pessoas pode ocorrer de diversas formas: exploração sexual, trabalho forçado, servidão doméstica, casamento forçado, adoção ilegal e até remoção de órgãos. Em todos os casos, as vítimas são, geralmente, pessoas em situação de vulnerabilidade, enganadas por promessas falsas.
A coordenadora ainda lembra que esse crime é silencioso e difícil de identificar, o que aumenta a necessidade de ações preventivas e educativas. Para ela, o impacto da mensagem audiovisual pode sensibilizar um público mais amplo e provocar mudanças importantes na forma como a sociedade reage ao problema.
O símbolo da campanha, um coração azul, representa tanto a tristeza das vítimas quanto a frieza dos que exploram seres humanos como mercadoria.
Comentários estão fechados.