Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Entre os dias 10 e 13 de abril será realizado no Rio de Janeiro o 12º Encontro Nacional de Cultura Popular, promovido pelo Pontão de Cultura Vidigal. Considerado o maior evento de cultura negra realizado em favelas, o encontro conta com uma programação gratuita para todas as idades, que acontece na sede do Pontão de Cultura Vidigal Capoeira.
Na programação, estão espetáculos e apresentações artísticas, encontro de mestres, lançamento de literaturas do gênero, palestras, workshops e oficinas, reunindo mestres, grupos, coletivos e fazedores de cultura de vários pontos do país. De Maringá, Mestre Chuppim e Mestra Lissandra Sucena, representantes do Ponto de Cultura Centro Cultural Sucena, irão participar representando nossa cidade com a capoeira e as culturas afro populares.
“Esse intercâmbio entre os pontos de Cultura teve início há mais de 10 anos, quando estivemos lá pela primeira vez. Anualmente, também recebemos o mestre Messias e representantes do Pontão de Cultura Vidigal Capoeira, uma troca que só vem enriquecendo cada vez mais nosso espaço cultural e nossa cidade. Este ano, em especial, além de participar do encontro como um todo, estaremos com outros mestres na Roda epistemológica do Coco de Roda. A participação neste encontro contribui para nossa formação, aprendizado e troca de saberes, para que possamos continuar difundindo a cultura afro- brasileira em nossa cidade”, comenta a mestra Lissandra Sucena.
O Encontro Nacional de Culturas Populares do Vidigal reúne diversas manifestações e expressões da Cultura afro-brasileira, como jongo, samba de roda, coco, maculelê, tambor de crioula e capoeira. O evento faz parte do Plano Anual Ponto de Cultura Vidigal Cultural, contemplado no Edital de Ações Locais 2024 – Edição Cultura Viva. Além disso, conta com o patrocínio da Funarte, por meio do edital Apoio a Ações Continuadas 2023 – Eventos Artísticos Calendarizados.
Comentários estão fechados.