Alexandre Lima, ícone da música capixaba e criador do Rockcongo, falece após mais de uma década em coma

Conhecido por sua influente carreira cultural no Espírito Santo e como uma das vozes marcantes do grupo Manimal, Alexandre deixou um legado de inovação e dedicação à música.

  • Foto: Divulgação

    Alexandre Lima, renomado músico e pioneiro do movimento Rockcongo, faleceu aos 54 anos nesta quinta-feira (28), após uma década em coma. Conhecido por sua influente carreira cultural no Espírito Santo e como uma das vozes marcantes do grupo Manimal, Alexandre deixou um legado de inovação e dedicação à música.

    Em 2013, um aneurisma da aorta interrompeu abruptamente sua trajetória, confinando-o ao leito. Fundador do Movimento Rockcongo, Alexandre combinou o rock com ritmos autóctones capixabas, criando uma sonoridade única que reverberou nas canções do Manimal e além.

    Formado em 1986, o Manimal foi além do rock, incorporando gêneros como ticumbi, música eletrônica, samba e reggae. Alexandre também fez parte da Radio Esperienza e contribuiu para outros projetos musicais, consolidando-se como um agitador cultural na cena da MPB no estado.

    Com sucessos como “Água de Benzer” e “Na Puxada de Rede”, Alexandre e o Manimal conquistaram fãs por todo o Brasil e realizaram turnês internacionais. Antes de seu aneurisma, ele também serviu como secretário municipal de Cultura em Vitória, demonstrando seu compromisso com as artes além dos palcos.

    A comunidade artística e seus admiradores lamentam profundamente sua partida. Amaro Lima, irmão e companheiro de banda, expressou sua dor e homenagem nas redes sociais, reafirmando o amor e a memória eterna de Alexandre.

    O trágico incidente de 2013 deixou Alexandre em estado vegetativo, após complicações médicas e uma parada cardiorrespiratória durante a cirurgia. A família enfrentou desafios financeiros significativos para manter os cuidados necessários, recorrendo a ações comunitárias para cobrir os custos do tratamento.

    Alexandre Lima será sempre lembrado por sua paixão pela vida e pela música, deixando um impacto duradouro na cultura brasileira.

    Comentários estão fechados.