Por Vitor Germano
Uma conta do X (Antigo Twitter) oficial com o nome do “Elmo” – O personagem vermelho e peludo da Vila Sésamo – publicou uma pergunta aparentemente inocente no começo da semana.
“Elmo está só conferindo. Como todo mundo está?” dizia o post. O funcionário de mídia social responsável pela conta provavelmente não esperava um dilúvio de respostas – dezenas de milhares delas – revelando com honestidade brutal e cinicismo o terror e pesar que as pessoas estão carregando.
“Eu estou no fundo do poço. Obrigado por perguntar”, disse uma pessoa.
“Elmo, eu estou deprimido e falido” disse outra.
“Elmo, eu estou encarando o vazio existencial aqui.” comentou uma terceira.
“Elmo, sai daqui, não é seguro pra você!” advertiu uma última.
Logo, contas de celebridades e marcas estavam entrando na trend. “leite acabou, faça as contas”, disse a conta oficial do biscoito Oreo. “É segunda feira… Então…”, disse a conta do Garfield.
A conta do personagem manteve o bom humor. Vinte horas depois, ainda mantendo o personagem, eles postaram:
“Wow! Elmo está feliz que perguntou! Elmo aprendeu que é importante sempre perguntar como amigos estão. Elmo vai verificar de novo logo, amigos! Elmo ama vocês <3 #SaúdeEmocional”
Essa resposta, em particular, conseguiu a atenção de um nome importante: O presidente estadunidense Joe Biden. Na conta oficial @POTUS que é passada de presidente em presidente, ele disse:
“Eu sei o quão difícil é, em alguns dias, espantar as nuvens e ver dias ensolarados.
Nosso amigo Elmo está certo: Temos que estar aqui uns para os outros, oferecer nossa ajuda a um vizinho necessitado, e acima de tudo, pedir ajuda quando precisamos. Mesmo que seja difícil, você não está sozinho.”
Enquanto muitas das respostas revelando terror existencial eram jocosas ou sarcásticas – Uma tática comum no humor online dos memes – O absoluto bombardeio de comentários trevosos revela uma ansiedade que pesa sobre muitas pessoas. Então, a conta da Vila Sésamo respondeu à conta do Elmo com um link para recursos de saúde mental.
Estes recursos, em sua maior parte, são vídeos e atividades que ensinam sobre cuidados de saúde mental e emocional para crianças. Taxas de depressão e ansiedade em crianças dobraram entre 2020 e 2021, de acordo com o site oficial do seriado.
Foto: Craig Barritt/Getty Images for Headspace
Comentários estão fechados.