A 95ª edição do Oscar ocorreu na noite de domingo em Los Angeles, nos Estados Unidos. O filme “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” foi o grande vencedor da noite, recebendo sete das 11 indicações, incluindo o prêmio de melhor filme, que já era esperado por críticos e sites especializados.
Além do prêmio de melhor filme, o diretor do filme também foi premiado, assim como a atriz Michelle Yeoh, que recebeu o prêmio de melhor atriz. O prêmio de melhor ator foi para Brendan Fraser, por seu papel em “A Baleia”, superando Austin Butler, por “Elvis”.
A cerimônia começou com um discurso bem-humorado do apresentador Jimmy Kimmel, que brincou com a ausência de Tom Cruise, disse que o Oscar seria tão longo quanto os filmes indicados e fez piadas sobre o tapa de Will Smith em Chris Rock no ano anterior.
O primeiro prêmio da noite foi para o filme de animação “Pinóquio por Guillermo Del Toro”. Os diretores fizeram um discurso em defesa da animação como um gênero que merece ser levado a sério.
As principais categorias foram apresentadas no início da cerimônia, com Ke Huy Quan, de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, recebendo o prêmio de melhor ator coadjuvante, e Jamie Lee Curtis, também do mesmo filme, recebendo o prêmio de melhor atriz coadjuvante. Stephanie Hsu, que concorria na mesma categoria que Curtis, se apresentou no palco com David Byrne, cantando uma música do filme.
As performances musicais foram um destaque da noite, incluindo Lady Gaga cantando “Hold My Hand” e Rihanna cantando “Lift Me Up”. A música “Naatu Naatu”, do filme indiano “RRR: Revolta, Rebelião, Revolução”, recebeu o prêmio de melhor canção original.
O documentário em curta-metragem “Como Cuidar de um Bebê Elefante”, da Índia, recebeu um prêmio, enquanto o documentário em longa-metragem “Navalny”, sobre um inimigo político de Vladimir Putin, recebeu outro prêmio.
O filme alemão “Nada de Novo no Front” foi o grande vencedor em várias categorias técnicas, incluindo melhor filme internacional, fotografia, design de produção e trilha sonora. “Avatar: O Caminho da Água” também recebeu um prêmio de efeitos especiais.
Outros filmes premiados incluíram “Entre Mulheres”, que recebeu o prêmio de melhor roteiro adaptado, e “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, que ganhou prêmios nas categorias de roteiro original e montagem. A figurinista americana Ruth Carter fez história ao se tornar a primeira mulher negra a receber duas estatuetas pelos figurinos de “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”.
A cerimônia foi dominada pela A24 e pela Netflix, liderando a lista de vencedores da noite. A produtora independente somou nove vitórias, já o serviço de streaming levou seis estatuetas.
Veja a lista dos vencedores do Oscar 2023:
Melhor filme
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor atriz
Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Melhor ator
Brendan Fraser (A Baleia)
Melhor direção
Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Melhor atriz coadjuvante
Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Melhor ator coadjuvante
Ke Huy Quan (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Melhor roteiro original
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor roteiro adaptado
Entre Mulheres
Melhor edição
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor fotografia
Nada de Novo no Front
Melhor trilha sonora
Nada de Novo no Front
Melhor canção original
Naatu Naatu (RRR)
Melhor som
Nada de Novo no Front
Melhor documentário em curta-metragem
The Elephant Whisperers
Melhor filme internacional
Nada de Novo no Front
Melhor animação
Pinóquio por Guillermo del Toro
Melhor curta live action
An Irish Goodbye
Melhor curta de animação
‘O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo’
Melhor figurino
Pantera Negra: Wakanda para Sempre
Melhor cabelo e maquiagem
A Baleia
Melhores efeitos visuais
Avatar: O Caminho da Água
Melhor design de produção
Nada de Novo no Front
Foto: Divulgação
Comentários estão fechados.