O Negócio da Moda é sucesso em sua primeira edição no Paraná

“O Negócio da Moda” (ONDM), realizada em Cianorte no último fim de semana, foi sucesso de público e de geração de negócios.

  • A primeira edição do “O Negócio da Moda” (ONDM) no Paraná, realizada em Cianorte no último fim de semana, foi sucesso de público e de geração de negócios. Foram dois dias de palestras, talks, exposições, ativações de marcas e grandes nomes do mercado brasileiro, que atraíram cerca de 600 pessoas em cada dia de evento.

    Realizado desde 2015 em Balneário Camboriú (SC), a edição deste ano do ONDM foi a primeira a ocorrer fora de seu estado de origem. Tradicional no litoral catarinense, o evento é conhecido por oferecer um ambiente fértil de networking e negócios entre o público, speakers e expositores – e manteve a tradição em sua primeira edição fora de casa.

    De acordo com o empresário e idealizador do ONDM, Ivan Jasper, o sucesso do evento se deve, em grande parte, à escolha dos speakers. “A curadoria foi excepcional para que nós tivéssemos assuntos assertivos, que mexessem com as dores do público”, diz.

    História, inspiração e propósito

    Temas como collabs, sucessão em empresas familiares, como montar uma confecção, moda de nicho e outlets no Brasil foram abordados no primeiro dia de evento, que se iniciou com um bate-papo com os pioneiros da moda e confecção na região: Chebli Nabhan (Lavinorte), Marco Franzato (Morena Rosa) e Ivone Nani (Emma Fiorezi), mediado por Marinez Dantas. Eles contaram como a indústria da moda se desenvolveu em Cianorte e como a atividade alavancou a economia da região.

    No sábado, os assuntos foram mais conceituais e de tendências, como a apresentação feita por Walter Rodrigues da pesquisa desenvolvida a partir da análise do contexto mundial (comportamento, economia, política, etc), trazendo as inspirações para o primeiro semestre de 2024 quando o assunto são cores.

    “Quando pensamos em cartela de cores para 2024, com certeza toda essa cor que está por aí já atingiu um estado de saturação. As marcas que realmente trazem referências de moda estarão utilizando tons mais suaves, que lembram algo envelhecido”, prevê. Dono de uma carreira respeitável como estilista, Walter atua como coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, além de se dedicar à atividade de consultoria na área de design de produto.

    Também foram temas de palestras e talks o comportamento do consumidor, indústria fashion e web 3.0, visual merchandising, relacionamento com o cliente e moda inclusiva.

    A palestra de fechamento ficou por conta de André Carvalhal, autor dos bestsellers “A Moda Imita a Vida – Como construir uma marca de moda” e “Moda com Propósito – Manifesto pela grande virada”, do finalista do Prêmio Jabuti 2019 “Viva o Fim – Almanaque de um novo mundo”, além do mais recente “Como salvar o futuro: Ações para o presente”.

    Na palestra “Marcas com propósito: como criar?”, ele compartilhou com o público seus insights sobre como criar uma marca adequada aos tempos atuais e contribuir com essa grande virada. “A moda do futuro é mais inclusiva, mais diversa, respeita as pessoas e o planeta e, acima de tudo, tem propósito. Não tem a ver com copiar tendências, mas com encontrar a sua verdade e sua forma de deixar um legado que vá além da roupas”, defende Carvalhal.

    Negócios de Moda

    A feira comercial reuniu expositores de diversos segmentos que atendem a indústria da moda, de fabricante de impressora digital para tecidos a soluções tecnológicas para o segmento. “Os negócios não acabam aqui. Muitas conversões de negócios acontecem nos próximos seis meses. Posso dizer que todos os expositores querem estar novamente conosco, e quando isso acontece, é que todos estão satisfeitos”, revela o organizador do ONDM, Ivan Jasper.

    “A partir dessa data, Cianorte carrega uma dívida com o ONDM. O que o evento proporcionou para a cidade foi um renascimento, algo mágico”, diz o diretor comercial da Planner, Diego Novo.

    ONDM 2023 confirmado

    A edição de 2023 do O Negócio da Moda já tem data e local certo: será em Camboriú (SC), nos dias 3, 4 e 5 de outubro.

    No fim de outubro, a organização fará a abertura do lote de lançamento do evento, com passaportes (ingressos para os três dias) com valor promocional de R$ 250. Quem já quiser garantir sua participação terá de correr: serão apenas 100 passaportes – o lote ficará disponível para compra por 30 dias ou até se esgotarem as vagas.

    A partir de segunda-feira (5), o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR) realiza um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação ocorre até o dia 30 de setembro.

    Os interessados podem participar para negociar dívidas com bancos, empresas financeiras, operadoras de telefonia e TV por assinatura, Copel e Sanepar.

    O processo é realizado exclusivamente pela internet, de forma totalmente remota, através do link Consumidor.gov.br.

    Para a renegociação de dívidas, o consumidor deve acessar o site e fazer um cadastro, para receber um login e uma senha. No momento do cadastro, é necessário informar corretamente dados telefônicos e de e-mail, para que seja enviado as informações sobre a negociação.

    Acessando a conta, a pessoa deve relatar o problema por escrito e informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos.

    Após o envio destas informações, as empresas responsáveis têm um prazo de 10 dias para enviar uma contraproposta. A partir desta data, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno.

    Foto: Geral Bubniak / AEN

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