Dia do Alzheimer: 6 filmes para conhecer a doença e se emocionar

No Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer, conheça alguns filmes que tratam sobre o tema, e aprenda mais sobre a doença.

  • O dia 21 de setembro foi escolhido pela Associação Internacional do Alzheimer como Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer para fortalecer a divulgação de informações sobre os principais sintomas, formas de tratamento e aconselhamento para os familiares dos pacientes.

    O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta as células cerebrais, prejudicando a memória e as atividades cognitivas. Afeta, portanto, com mais constância, pessoas de uma certa idade.

    No dia do Alzheimer, selecionamos filmes que tratam com delicadeza da doença.

    Meu Pai (2020)

    Foto: Divulgação

    Um dos mais recentes filmes a tratar do assunto, garantiu o Oscar de melhor ator para Anthony Hopkins por sua precisa e delicada interpretação do homem que vai perdendo a memória. Ele recusa a ajuda de sua filha (Olivia Colman), que pretende se mudar de Londres para Paris e precisa garantir os cuidados dele enquanto estiver fora, buscando encontrar alguém para cuidar do pai. Ao tentar entender suas mudanças, ele começa a duvidar de seus entes queridos, de sua própria mente e até mesmo da estrutura da realidade. Disponível na Paramount+.

    Para Sempre Alice (2014)

    Foto: Divulgação

    Renomada professora de linguística, Alice Howland (Julianne Moore, em iluminada interpretação) começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ao procurar um médico, é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido John se fragiliza, ela e a filha Lydia se aproximam. Disponível na HBO Max.

    Ella e John (2017)

    Foto: Divulgação

    Septuagenário, o casal de aposentados Ella (Helen Mirren) e John (Donald Sutherland) decide fazer uma última viagem pelo país, de carro. O trajeto começa em Boston e tem como destino a antiga casa de Ernest Hemingway, na Flórida. Mas, no caminho, John começa a dar sinais de esquecimento. Helen Mirren e Donald Sutherland conferem dignidade a uma trama triste. Disponível na Amazon Prime e na Apple TV.

    Amor (2012)

    Foto: Divulgação

    O cineasta austríaco Michael Haneke tornou-se conhecido por filmes com personagens cujas atitudes impressionam. É o que acontece aqui, no qual Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) formam um casal de aposentados apaixonados por música. A rotina segue tranquila até o dia em que Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. Também começa a apresentar sinais de demência. Com o amor em teste, a solução do problema é chocante. Disponível na Prime Vídeo e Apple TV.

    Diário de uma Paixão (2004)

    Foto: Divulgação

    Vendedor aposentado, Noah Calhoun tem o hábito de visitar Allie Nelson em um asilo, onde lê memórias escritas em um caderno. A leitura narra a história de um casal (Rachel McAdams e Ryan Gosling) que foi separado pela Segunda Guerra Mundial e se reencontra 14 anos depois, com diferentes rumos na vida. Com a memória prejudicada pelo tempo, a senhora acaba tendo a chance de reviver sua turbulenta juventude e o inesquecível amor que viveu. Disponível na HBO Max e Apple TV.

    Viver Duas Vezes (2020)

    Foto: Divulgação

    Quando Emilio (Oscar Martínez) é diagnosticado com Alzheimer, ele e sua família resolvem partir em busca do seu amor de infância, antes que seja tarde demais. A estrada será árdua, mas lhe trará ensinamentos. Comédia espanhola sensível e com belos momentos. Disponível na Netflix.

    Estadão Conteúdo

    Comentários estão fechados.