Enem 2025: provas serão nos dias 9 e 16 de novembro; veja o que mudou

Provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro; candidatos de três cidades do Pará farão exame em datas diferentes devido à COP 30. Inscrições ocorrem entre 26 de maio e 6 de junho.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

    As inscrições estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, por meio da Página do Participante no site do Inep. A taxa de inscrição é de R$ 85, com pagamento até 11 de junho, via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito, dependendo do banco. Participantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), concluintes do ensino médio em 2025, ou que solicitarem certificação, podem ter isenção.

    Datas e estrutura da prova

    O Enem será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, com quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

    • Dia 1 (9 de novembro): Redação, Linguagens, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Duração: 5h30.
    • Dia 2 (16 de novembro): Matemática, Química, Física e Biologia. Duração: 5h.

    Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, com início às 13h30 (horário de Brasília). O encerramento será às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.

    Datas diferentes no Pará

    Devido à realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, as provas nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, serão realizadas em 30 de novembro e 7 de dezembro.

    Certificação do ensino médio

    Participantes com mais de 18 anos que não concluíram o ensino básico poderão usar os resultados do Enem 2025 para obter certificação do ensino médio, desde que alcancem pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento e nota mínima de 500 na redação.

    Nome social e acessibilidade

    Durante a inscrição, o participante pode solicitar uso de nome social, conforme os dados da Receita Federal. O pedido é automático para pessoas trans com cadastro atualizado.

    O edital também prevê atendimento especializado para participantes com deficiências, condições médicas ou necessidades específicas. As solicitações devem ser feitas no momento da inscrição.

    Reaplicação

    Candidatos afetados por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar reaplicação do exame, marcada para os dias 16 e 17 de dezembro.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.