Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (9) o cronograma oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
As inscrições estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho. As provas objetivas e a redação serão aplicadas em dois domingos: 9 e 16 de novembro.
O edital completo, que trará o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento, ainda será divulgado. O prazo para solicitação de isenção da taxa já foi encerrado em 2 de maio.
O Enem é utilizado como principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além das universidades brasileiras, diversas instituições de ensino superior em Portugal também aceitam as notas do Enem, com base em convênios firmados com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Enem avalia o desempenho de estudantes ao final do ensino médio e é usado por universidades públicas e privadas como critério de seleção, seja de forma exclusiva ou complementar.