Com celulares restritos, escolas do Paraná adotam jogos de tabuleiro para estimular alunos

Após três meses da restrição aos celulares, colégios estaduais adotam alternativas analógicas que promovem interação e habilidades cognitivas entre os alunos.

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    Desde o início do ano letivo de 2025, a rede estadual de ensino do Paraná passou a restringir o uso de celulares dentro das escolas. Com a mudança, colégios adotaram novas formas de interação entre os estudantes, principalmente nos períodos de intervalo.

    Três meses após a implantação da nova rotina, surgiram alternativas analógicas para ocupar o tempo dos alunos fora da sala de aula. Jogos de tabuleiro, cartas e atividades colaborativas têm sido os principais atrativos nos recreios e horários de almoço, em especial nas instituições com ensino em tempo integral.

    No Colégio Estadual José de Anchieta, em Londrina, foi criado um clube de jogos analógicos e uma disciplina eletiva sobre o tema. A proposta passou a integrar a rotina dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio e do 6º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é proporcionar momentos de lazer e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades cognitivas e sociais.

    A direção do colégio também organizou a biblioteca como espaço para os jogos e estuda a criação de uma ludoteca. A escola pretende adquirir novos materiais e ampliar o acesso às atividades para outras turmas.

    Os jogos adotados não utilizam recursos eletrônicos. Envolvem raciocínio lógico, criatividade, cooperação e resolução de problemas. Entre os mais populares estão os de dedução social, estratégia e colaboração.

    Além de jogar, os estudantes passaram a estudar as mecânicas dos jogos, registrar as experiências e criar versões próprias com conteúdos das disciplinas. A iniciativa busca aproximar o aprendizado das vivências dos alunos, explorando temas como Matemática, História e Língua Portuguesa.

    O projeto, no momento, envolve as turmas de tempo integral. A intenção é expandir para os mais de 300 alunos do Ensino Regular. A escola está em fase de transição para implementar o modelo integral também nos anos finais do Ensino Fundamental.

    Outras escolas da região, como o Colégio Cívico-Militar Professora Helena Kolody, em Cambé, também começaram a incentivar atividades fora das telas. Com a mudança de hábito, aumentou o uso das quadras esportivas e dos jogos em grupo.

    A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) reforça que o uso do celular segue permitido em sala apenas com finalidade pedagógica e sob orientação dos professores. Fora das aulas, o estímulo é para que os estudantes interajam entre si, favorecendo o convívio e a saúde mental.

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