Prouni 2025: Período de inscrição vai de 24 a 28 de janeiro; saiba os requisitos

Estudantes interessados em bolsas de estudo no primeiro semestre de 2025 devem realizar inscrição gratuita até 28 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 começam nesta sexta-feira (24) e vão até as 23h59 de 28 de janeiro, no horário de Brasília. O processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os candidatos devem ter uma conta no portal Gov.br, além de realizar o login com CPF e senha.

    Requisitos para Inscrição

    Para se inscrever, o estudante deve ter o ensino médio completo e ter participado das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ou 2024, obtendo, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a redação.

    O candidato deve atender, ainda, a pelo menos uma das condições abaixo:

    • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral ou parcial.
    • Ser pessoa com deficiência (PCD).
    • Ser professor da rede pública, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia.

    Além disso, o Prouni exige que a renda familiar per capita do candidato não ultrapasse 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais, exceto para professores.

    Classificação e Cronograma

    A classificação será feita com base na melhor média do Enem e nas opções de bolsa escolhidas pelo candidato. A primeira chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro, e a segunda, em 28 de fevereiro. Após essas chamadas, os não contemplados poderão participar da lista de espera, com inscrições abertas entre 26 e 27 de março, e o resultado sairá em 1º de abril.

    Sobre o Prouni

    Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior. O público-alvo são estudantes de baixa renda, sem diploma de nível superior. Em 2025, para bolsas integrais, a renda familiar per capita deve ser de até R$ 2.277, e para bolsas parciais, até R$ 4.554.

    Para mais informações, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.