5 investimentos mais lucrativos e vantajosos que a poupança

Compartilhar

Algumas aplicações possuem rendimentos mais interessantes que a poupança, que rende abaixo da inflação e acarreta em perda de dinheiro em longo prazo.

Por Giovanna Scarparo

Poupar dinheiro não é uma tarefa tão fácil. Com a crise econômica, produtos e serviços cada vez mais caros, o poder de compra de brasileiros tem entrado em declínio, e é cada vez mais difícil economizar dinheiro.

Para aqueles que conseguem poupar, mesmo que em poucas quantidades, é importante não deixar o dinheiro parado e realizar alguns investimentos para fazê-lo render. Algumas modalidades populares, como a poupança, não são recomendáveis, pois rendem a taxas muito baixas, abaixo do nível da inflação, representando uma perda de dinheiro em longo prazo.

Confira, a seguir, as principais aplicações que são tão seguras quanto a poupança, mas muito mais lucrativas.

Tesouro Direto
Esse tipo de investimento é um dos mais seguros que existem. Nessa modalidade, o investidor empresta dinheiro para que o Governo Federal financie obras de infraestrutura, compra de máquinas, entre outras atividades necessárias. Quando o dinheiro é emprestado, o governo se compromete a devolvê-lo em uma data determinada, com correção feita pela taxa acordada.

Alguns exemplos de Tesouro Direto são: Tesouro Selic (que rende a taxa de juros brasileira Selic), Tesouro IPCA (que rende a taxa da inflação mais acréscimos) e Tesouro Prefixado (que rende uma taxa prefixada).

CDB
O Certificado de Depósito Bancário possui um funcionamento semelhante ao Tesouro Direto. No entanto, nesse tipo de investimento, o usuário empresta uma quantia para uma instituição financeira privada, para que ela utilize o valor em suas próprias operações de empréstimo ou financiamento.

Os rendimentos do CDB são definidos pela Taxa DI, e é uma operação segura, assegurada pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Isso significa que, mesmo que a empresa declare falência, o investidor receberá uma quantia até o limite de R$ 250 mil.

LCI e LCA
Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio são duas modalidades de investimentos distintas, mas semelhantes, em que ambas são isentas de Imposto de Renda. Enquanto a primeira está ligada ao mercado imobiliário, utilizando o dinheiro arrecadado para financiar compra ou construção de imóveis, a segunda utiliza o dinheiro investido para atividades relacionadas ao agronegócio.

Além disso, os dois modelos de investimento também possuem garantias do FGC, em caso de as instituições apresentarem problemas financeiros.

Letra de Câmbio
A LC, como também pode ser chamada, é um investimento em Renda Fixa. Isso significa que os rendimentos possuem previsibilidade e podem ser observados antes mesmo de efetuar uma operação. Essa é uma modalidade em que o dinheiro é investido em empresas financeiras, para que elas utilizem o dinheiro para executar suas atividades de concessão de crédito, empréstimo e financiamento. Com taxas de rendimento bem favoráveis, essa modalidade também é amparada pela FGC, mas possui incidência no Imposto de Renda.

Capitalização
A capitalização é um modelo de investimento em que o usuário faz depósitos, sejam eles periódicos ou um depósito único, e concorre a prêmios ao longo da operação. Ao final do período, o cliente pode solicitar a devolução do valor depositado, e o receberá com correção monetária. Os tipos de planos determinam a frequência dos sorteios e os tipos de prêmios que estão disponíveis, o que varia de instituição para instituição.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas