Reflexos da Inflação no Dia dos Namorados

Uma das datas comemorativas tão aguardadas pelo comércio parece não prometer resultados tão animadores, segundo pesquisa do DEPEA.

  • Por Vitor Nogami

    Os impactos da disparada da inflação todos já sentiram no bolso. Tanto no varejo quanto no setor de serviços, os consumidores têm notado a alta dos preços nos bens de consumo, e consequentemente, tendem a gastar menos com produtos não essenciais.

    Chegou a vez do dia dos namorados, uma das datas comemorativas tão aguardadas pelo comércio parece não prometer resultados tão animadores, segundo pesquisa divulgada pelo DEPEA, Departamento de Pesquisas e Estatísticas da ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá).

    Coletados nos meses de abril e maio, os dados mostram que o número de consumidores que pretende presentear alguém no dia dos namorados deste ano diminuiu de 84,2% para 43,8% em relação ao ano passado. O valor previsto para os presentes também mostrou alterações.

    Aumentou o número de pessoas que pretende gastar até R$ 100,00 com o presente, de 15,3% em 2021 para 24,2% em 2022. Já para os que pretendem gastar entre R$ 100,00 e R$ 300,00, a quantidade de pessoas diminuiu de 69,5% em 2021 para 55,3% em 2022. Na mesma linha de raciocínio, apenas 35,3% dos respondentes afirmaram que gastarão mais do no ano passado, contra 45,8% que disseram que gastarão menos do que 2021.

    Dentre as mulheres que pretendem comprar algum presente, a preferência tende a ser por produtos de confecção e produtos eletrônicos. Já dentre os homens, perfumes e produtos de confecção são as opções preferidas. Confira a intenção de compra de cada categorias de produtos a segui:

    A mulheres pretendem presentear da seguinte forma:
    58,6% – Confecção
    20,7% – Eletrônico
    17,2% – Perfume
    17,2% – Calçado
    13,8% – Cesta
    10,3% – Relógio
    6,9% – Livro
    6,9% – Bebida
    6,9% – Outro

    Já os homens pretendem comprar os presentes da seguinte maneira:
    31,4% – Perfume
    28,6% – Confecção
    17,1% – Calçado
    14,3% – Joia
    14,4% – Flores
    11,4% – Relógio
    5,7% – Eletrônico
    8,6% – Outro

    Se você é comerciante, fique atento, pois 39% dos entrevistados disseram que vão comprar o presente em cima da hora. Ainda dá tempo de preparar ofertas especiais nesta reta final.

    Para ter acesso a pesquisa e aperfeiçoar a análise para propor melhores opções, o e-mail de contato do DEPEA é [email protected]. Se você está namorando e ainda não comprou o presente, faça bem as contas e analise o quanto a inflação está impactando seu orçamento mensal, mas não deixe de agradar quem tanto ama.

    Prof. Dr. Vitor Nogami
    Departamento de Administração – DAD
    Universidade Estadual de Maringá – UEM

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