Manter uma rotina de exercícios em casa é uma ótima maneira de garantir a saúde do corpo.

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Por Rodolfo Milone

Para quem considera importante estar sempre em dia com os exercícios físicos, o fechamento de parques e academias causado pelo novo coronavírus foi motivo de angústia por impossibilitar a realização da rotina de atividades físicas já programada. Entretanto, é possível manter o ritmo mesmo em casa, por meio de treinos que podem ser feitos sem o uso de aparelhos específicos ou em espaços abertos.

Mesmo para quem não está acostumado a praticar esse tipo de atividade, criar uma rotina de exercícios que podem ser feitos dentro de casa é uma ótima maneira de tonificar o corpo, além de ser essencial para garantir uma boa saúde, maximizando os benefícios de uma alimentação correta e de outros hábitos saudáveis. Assim, praticar exercícios, mesmo dentro de casa, traz resultados positivos que não dependem do espaço físico da academia.

Para criar a rotina de atividades correta, é preciso definir os objetivos por trás dos exercícios, definindo as áreas que devem ganhar mais atenção e criando um treino com foco para tonificar diferentes partes do corpo. Confira alguns dos principais exercícios que podem ser feitos sem sair de casa.

Agachamento

Para quem quer dar atenção para pernas e glúteos, fazer uma série de agachamentos é uma ótima opção para um exercício sem aparelhos e que pode ser feito a qualquer momento do dia. Nele, o praticante abaixa os quadris a partir de uma posição em pé e depois se levanta, flexionando as articulações do quadril e do joelho, enquanto a articulação do tornozelo dorsiflexiona, trabalhando toda a parte inferior do corpo.

Rosca direta

O exercício rosca direta, também chamado de rosca bíceps, é um dos exercícios mais indicados para quem quer definir os braços – especialmente, a parte inferior do bíceps. Ele pode ser realizado com o apoio de um aparelho específico ou de forma tradicional, com o auxílio de halteres ou barra de peso, que podem ser adquiridos em lojas de itens de academia, para que o treino possa ser feito em casa. Ele consiste em levantar os antebraços, mantendo os cotovelos e a parte superior do braço travados ao lado do corpo, com os pesos chegando até a altura dos ombros. Em seguida, deve-se retornar lentamente até a posição inicial.

Flexão de braços

Outro exercício muito conhecido é a flexão de braços, voltado para trabalhar peito, ombros, tríceps, lombar e core. Para fazer, basta deitar no chão de barriga para baixo, apoiando as mãos no solo e estendendo os cotovelos, fazendo o corpo subir todo de uma vez. Em seguida, é só flexionar os cotovelos e retornar quase à posição inicial, sem encostar o corpo no chão. A série consiste em manter a repetição do exercício por um minuto.

Jornalista e pós-graduanda em Marketing. No “E aí, tá pronta?” você encontra variedades nos seguimentos de moda, maquiagem, eventos e se diverte com muitas dicas voltadas principalmente para o mundo feminino. Instagram: @patiischmitt.