7 Estratégias para Evitar Conflitos em Reuniões
No ambiente de trabalho, as reuniões são o momento onde as equipes encontram espaço para debates, tomadas de decisões e troca de informações relevantes. No entanto, é comum que aconteçam conflitos, prejudicando a produtividade do evento.
Sabendo disso, é fundamental contar com estratégias certeiras para lidar ou até mesmo evitar os conflitos durante as reuniões. Neste conteúdo, você conhecerá algumas delas e como aplicá-las para manter a harmonia entre a equipe. Confira!
Conheça 7 estratégias para evitar os conflitos em reuniões
A variedade de personalidades encontradas dentro de uma equipe, no ambiente de trabalho, abre margens para a ocorrência de conflitos durante uma reunião. Além disso, as diferenças de opiniões e interesses envolvidos podem impactar de forma negativa na produtividade esperada.
Sendo assim, separamos 7 estratégias para os líderes corporativos evitarem os conflitos durante as reuniões:
1. Encoraje a escuta e o respeito no ambiente de trabalho
Como líder de uma equipe, é essencial levantar esforços para criar um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam à vontade para expressar suas opiniões. Ao mesmo tempo, é importante incentivar a escuta e o respeito pelas ideias dos colegas, sem interrupções ou comentários grosseiros.
Uma dica é combinar com a equipe que, quem desejar falar alguma coisa, fará um gesto e seu nome será anotado. Assim que quem estiver falando terminar, será a vez do próximo nome.
2. Tenha uma pauta clara e objetiva para a reunião
Elabore a pauta que será abordada na reunião, pois ela irá guiar o debate durante o encontro. Faça a distribuição da pauta para os participantes antes que a reunião comece, para que possam iniciar a reunião com seus argumentos preparados.
Essa técnica irá organizar as ideias do coletivo e ajudará a manter o foco da reunião.
3. Promova pausas em reuniões mais longas
Reuniões muito longas podem deixar os participantes cansados e até mesmo estressados, o que pode dar margem a conflitos. Nesse sentido, é crucial promover algumas pausas, promovendo um ambiente de trabalho mais descontraído. Para isso, é possível propor momentos de descontração, com jogos e atividades em grupo.
Uma pausa para jogar um jogo de casino online, por exemplo, pode contribuir para amenizar o clima e fazer com que todos voltem para a reunião com a mente mais descansada e preparada para focar na pauta.
4. Resolva problemas entre participantes com antecedência
Se a sua equipe possui participantes com conflitos diretos, procure resolver o problema antes da reunião. Para isso, procure escutar os envolvidos individualmente e, depois, em conjunto. Encoraje cada um a escutar o outro com a intenção de resolver, levando ao entendimento entre todos.
5. Coloque em prática a gestão de conflitos
Por mais que você se esforce para evitar os conflitos entre a equipe, eles ainda podem acontecer. Nesse caso, é importante estar preparado para aplicar algumas técnicas da gestão de conflitos e solucionar o problema da melhor forma. Para isso, experimente realizar uma escuta mais empática e faça uma negociação coletiva.
Procure fazer com que os conflitos se convertam em uma situação construtiva, com soluções que satisfaçam os interesses de todos os envolvidos, beneficiando, assim, a equipe como um todo.
6. Respeite o tempo para iniciar e finalizar a reunião
Procure sempre priorizar a pontualidade para iniciar e finalizar a reunião de trabalho. Além disso, defina o período de tempo que deve durar cada tópico estabelecido na pauta, evitando que o assunto se estenda além do que é necessário.
A pontualidade, inclusive, demonstra respeito e consideração pelos trabalhadores da equipe, que poderão se sentir inspirados com a organização do ambiente de trabalho, evitando conflitos nos encontros.
7. Finalize a reunião com um plano de ação concreto
Procure encerrar a reunião com um plano de ação objetivo, onde cada um sabe, de forma bastante clara, quais são suas atribuições. Com um plano de ação bem definido, você poderá evitar conflitos futuros resultantes de ideias mal alinhadas entre a equipe. Sendo assim, ao finalizar a reunião de trabalho, esclareça para cada um quais são suas responsabilidades e qual é o prazo para cumprir o que lhe foi atribuído.
Os conflitos enfrentados em reuniões de trabalho podem ser bastante estressantes e prejudiciais à produtividade do encontro. É por isso que optar pela aplicação de técnicas que possam gerir ou evitar tais conflitos é extremamente importante para o bem-estar da equipe durante as reuniões.
Sendo assim, busque, no dia a dia, criar uma cultura de empatia entre a sua equipe, encorajando a resolução das diferenças de forma amigável e com o uso de negociações que beneficiem ambos.
Com essas dicas, você poderá observar uma melhoria nas relações de trabalho e poderá desfrutar de uma reunião fluida e produtiva, onde todos se sentem à vontade para expressar ideias que poderão ajudar no desenvolvimento da empresa.
Imagem: Freepik / Foto criada por @Drazen Zigic
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