Você sabia que é possível navegar na internet sem deixar rastros do seu endereço de IP? Sim, isso é possível através do uso de servidores proxy, que atuam como intermediário do acesso entre usuário e internet. Criamos esse post para te ajudar a usar proxies e navegar de forma mais segura.
Como funcionam os servidores proxies?
Servidores proxies atuam com a intenção de proporcionar uma navegação segura aos usuários da internet. Além de segurança, também há possibilidade de uma conexão sem deixar rastros, ocultando o endereço de IP.
Para quem ainda não sabe, o endereço de IP funciona como o número de identificação de uma máquina. Em toda navegação em sites fica registrado o endereço de IP. A partir desse acesso, é possível que hackers invadam esses sistemas e tenham informações que estarão nos bancos de dados dessas plataformas.
Sendo assim, utilizar proxies é uma ótima opção para manter os dados seguros e realizar uma navegação com a privacidade necessária.
Como utilizar um servidor proxy?
É possível adquirir proxies gratuitos em listas disponíveis na internet, mas o mais seguro são os que exigem pagamento. O valor varia de acordo com o modelo do proxy e a finalidade do seu uso.
Algumas empresas podem utilizar proxies para barrar que funcionários tenham acesso a determinado site ou tenham acessos limitados. Já algumas pessoas utilizam os proxies para navegar sem deixar rastros do seu código de IP.
Cada modelo de proxy vai atender uma necessidade diferente e gerar um controle entre usuário e internet de formas diferentes.
Existem os proxies que são básicos, para quem deseja uma pequena camada de segurança, mas que permite ainda o acesso ao endereço de IP. Essa opção apenas impede que alguns conteúdos que oferecem risco sejam acessados.
Já os proxies anônimos são mais seguros, oferecendo uma proteção ao endereço de IP. Mas, é possível que os sites identifiquem o uso de um proxy que está ocultando o real endereço de IP.
Já os conhecidos como proxies de Elite, além de ocultar o uso de um proxy, também não revela que o acesso está sendo feito através de um servidor proxy.
O mais recomendado são os proxies de distorção. Estes possuem uma segurança eficaz, pois emitem códigos de IP falsos, modificando-os a cada acesso, dificultando que o endereço de IP e localização dos usuários sejam encontrados.
É seguro utilizar um servidor proxy?
Utilizar um proxy é, sem sombra de dúvidas, uma ótima alternativa para evitar prejuízos causados por invasão de hackers. Porém, antes de escolher um servidor proxy é importante ter bastante cuidado para que a conexão não se torne um problema.
Isso porque, alguns proxies podem deixar a máquina ainda mais vulnerável, especialmente os gratuitos disponíveis na internet. Isso porque esses servidores gratuitos nada podem garantir para os usuários.
Proxies pagos tem maior segurança por causa do compromisso que essas empresas possuem com seus clientes. Sendo assim, é esperado que cumpram com a segurança e privacidade que prometem.
Portanto, é seguro utilizar um servidor proxy, desde que o usuário busque um servidor confiável que proporcione confiança para uma navegação com maior privacidade e segurança.
Imagem: Freepik / Foto criada por @wayhomestudio
Comentários estão fechados.