Como eliminar distrações e manter a concentração nas atividades

  • Ao longo do dia, uma alimentação correta, momentos de pausa e exercícios físicos podem colaborar para melhorar o desempenho, seja no trabalho ou nos momentos de lazer.

    Ser produtivo e não perder tempo na hora de realizar as tarefas e desafios do dia a dia. Consegue? E manter o foco e a concentração sem nenhuma distração, tanto no trabalho como nos momentos de folga? Sabe como fazer? Muitos estudos e pesquisas têm apontado o que pode ajudar e o que atrapalha nesses momentos.

    Manter a concentração eleva a produtividade no dia, levando a um aproveitamento melhor do tempo. No entanto, a rotina estressante do trabalho, a correria para cumprir as tarefas diárias e o excesso de informações que recebemos a todo o tempo podem prejudicar aquilo que, de fato, precisa de atenção.

    A tecnologia pode ser bem utilizada para alcançar sucesso, além de ser uma aliada. Porém, o importante é evitar obstáculos na hora de manter o foco. Estudos revelam que a cada distração, são necessários 23 minutos para retornar de forma objetiva o que se estava fazendo.

    Algumas atividades, presenciais ou online, ainda podem melhorar a mente, reforçando a memória para o trabalho ou estudo, assim como o foco e habilidades. Além disso, há uma variedade de estratégias para auxiliar nesses momentos que impedem a concentração e ameaçam a produtividade.

    Dividir a jornada

    É fácil notar que depois de um tempo executando uma tarefa é uma tendência começarmos a olhar para o lado e pegar o celular. Segundo pesquisas, o cérebro humano tem uma média de concentração de 50 a 60 minutos e depois disso fica praticamente inevitável não se distrair.

    Nesse caso, para ajudar a não perder tempo e voltar ao foco, crie uma rotina de descanso periódico. Isso ajudará a relaxar e ser mais produtivo quando retornar ao que se estava fazendo.

    Alimentação durante todo o dia

    Ter atenção requer energia e para estar abastecido dela é preciso uma boa alimentação diária. Ela também deve ser feita com intervalos para que o estômago não fique com aquela sensação de vazio.

    Vale mencionar que isso colabora muito para o foco em qualquer atividade, já que proporciona a energia que o corpo precisa para realizar o que se propõe a fazer de forma adequada.

    Desative notificações do celular

    Quem nunca se distraiu com alguma tarefa depois de receber uma notificação no celular? Elas são verdadeiras iscas para tirar a atenção e isso pode ocorrer no momento em que a concentração é fundamental.

    Não há a necessidade de desligar o aparelho, mas sem as janelinhas aparecendo com informações a todo momento, o foco estará mais garantido. Uma atitude simples que, com certeza, melhora a produtividade.

    Corpo ativo

    Manter uma rotina de exercícios físicos ajuda a reduzir a fadiga mental. Separe ao menos 30 minutos do dia, para correr em um parque ou em uma esteira, fazer atividades aeróbicas, yoga, musculação. Isso ajudará o corpo a produzir endorfina, trazendo a sensação de bem-estar.

    Mente preparada

    Essa é a estratégia que, por vezes, pode ser mais desafiadora. Tão importante como ter um preparo físico, a mente precisa estar relaxada e isso pode ser feito com exercícios de respiração ou descansando, nem que seja por poucos minutos. Por outro lado, exercitar a mente pode funcionar bem como uma preparação prévia para momentos decisivos.

    Quando se trata de manter a concentração para obter bons resultados em atividades que exigem foco e estratégia, a prática constante é uma boa aliada.

    Uma atividade que pode ajudar a melhorar a concentração para um melhor desempenho é o poker, já que neste jogo de cartas é preciso analisar muitas informações na mesa e evitar erros. Outra prática que ativa o cérebro com exercícios de lógica é o Sudoku, popular jogo japonês, baseado em posicionamento correcto de números que, se jogado diariamente, também pode melhorar a concentração do jogador e as funções gerais do cérebro.

    Postura corporal

    Muitas pessoas passam a maior parte do tempo sentadas diante do computador, para trabalhar ou para curtir momentos de entretenimento. Mas a pergunta é: você está se sentando da forma correta? A longo prazo, a postura incorreta pode gerar dores nas costas e problemas sérios na coluna.

    Por isso, é importante ficar atento, tanto na postura, como na altura da cadeira em relação a tela do computador, bem como avaliar se é necessário adotar um descanso de pés.

    Autoconhecimento

    Vale ressaltar que o primordial é identificar qual fator provoca a distração e traçar estratégias alinhadas a isso. Olhe para si, se conheça e faça o necessário para garantir tempo bem aproveitado e manter o objetivo nos desafios importantes e nas tarefas do dia a dia.

    Comentários estão fechados.