Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Empreender no ramo de bares e restaurantes exige muito mais que paixão ou talento culinário. Essa é a avaliação de Rafael Cecato, presidente da Abrasel Noroeste, que compartilhou, no podcast Ponto a Ponto, aprendizados obtidos após entrar no mercado de forma improvisada e, durante anos, subestimar a importância da gestão profissional e do marketing.
“Eu entrei no mercado de forma improvisada. Demorei de quatro a cinco anos para entender a importância do profissionalismo, de empreender com seriedade e gestão”, afirmou Cecato. Para ele, existe uma “cartilha” que precisa ser seguida para que o negócio consiga se manter diante das dificuldades do mercado brasileiro, como alta carga tributária, custos crescentes e as constantes oscilações do setor.
Entre os pontos destacados pelo empresário está o investimento em marketing. “Antigamente, eu não dava tanta importância. Hoje vejo que é fundamental. Cada real investido ali gera retorno. O nível de concorrência hoje é muito grande”, alertou.
Segundo Cecato, o grande desafio atual é conseguir atrair clientes em meio a tantas opções disponíveis. Para ele, somente negócios bem estruturados e que façam uso inteligente da comunicação conseguem sobreviver ao cenário competitivo.
Veja muito mais na entrevista completa
O corte faz parte da entrevista disponível no podcast Ponto a Ponto, gravado no W Mark Estúdio. Para conferir a conversa completa e outros assuntos relevantes sobre o setor de bares e restaurantes, também sobre empreendedorismo, acesse o episódio na íntegra.
Comentários estão fechados.