Vítimas de golpes online não recebem indenização automática, esclarece Governo Federal

Vítimas devem procurar a justiça e registrar ocorrência para buscar reparação; plataforma Fala.BR é o canal oficial para denúncias.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O Governo Federal desmentiu rumores sobre a distribuição de indenizações de R$ 4 mil a vítimas de golpes online. A informação falsa circulou através de um vídeo em que um “advogado” é simulado por meio de deepfake, uma tecnologia de inteligência artificial que imita a aparência e a voz de uma pessoa.

    Para denunciar fraudes que mencionam órgãos federais, as vítimas podem acessar a plataforma Fala.BR, disponível 24 horas. Por meio da plataforma, é possível registrar denúncias, reclamações e solicitações relacionadas a golpes.

    Entretanto, para obter indenização, a vítima precisa buscar assistência jurídica. O primeiro passo é registrar a ocorrência na polícia e procurar um advogado. Caso a fraude envolva redes sociais, chamadas telefônicas ou e-mails falsos, os responsáveis podem ser penalizados com reclusão de 4 a 8 anos, além de multa. A pena pode ser maior se a vítima for idosa ou vulnerável.

    Comentários estão fechados.