Pequeno Príncipe promove aula gratuita sobre traqueostomia infantil no Dia Nacional da Criança Traqueostomizada

O encontro gratuito, que será realizado no dia 18 de fevereiro, às 19h30, é destinado para profissionais de saúde, estudantes e toda a comunidade. As inscrições já estão abertas.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    No dia 18 de fevereiro, às 19h30, o Hospital Pequeno Príncipe realiza a aula online e gratuita “Traqueostomia infantil: a informação é o melhor cuidado”. O evento, aberto ao público, abordará mitos e verdades sobre o procedimento, cuidados essenciais e a importância do acompanhamento multiprofissional. Profissionais de saúde, estudantes e familiares de crianças traqueostomizadas podem participar.

    A traqueostomia é um procedimento cirúrgico realizado para garantir a respiração em pacientes com obstruções das vias aéreas. Segundo o Ministério da Saúde, até 2% das crianças submetidas à intubação prolongada precisam desse suporte, sendo a maioria com menos de um ano de idade. No Pequeno Príncipe, hospital pediátrico referência no Brasil, são realizados mais de 600 atendimentos anuais a pacientes traqueostomizados.

    O acompanhamento multiprofissional é fundamental para a qualidade de vida dessas crianças. Além do tratamento médico, o suporte de enfermeiros, fisioterapeutas respiratórios, fonoaudiólogos e psicólogos ajuda na adaptação familiar e na prevenção de complicações. “Muitas famílias não recebem informações adequadas sobre os cuidados necessários, o que pode trazer riscos à saúde do paciente”, explica o otorrinolaringologista Fabiano Gavazzoni.

    Aula online – “Traqueostomia infantil: a informação é o melhor cuidado”
    Data: 18 de fevereiro (terça-feira)
    Horário: 19h30
    Evento gratuito. Inscrições pelo link.

    Sobre o Hospital Pequeno Príncipe

    Com mais de um século de atuação, o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR), é o maior hospital pediátrico do Brasil, oferecendo atendimento humanizado e especializado em 47 especialidades. Em 2023, realizou cerca de 228 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 307 transplantes.

    Reconhecido internacionalmente, foi listado entre os cem melhores hospitais pediátricos do mundo em 2024 e apontado pela quarta vez como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina pela revista Newsweek.

    Comentários estão fechados.