Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Apesar da queda na popularidade após a polêmica envolvendo a suposta taxação do Pix, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda mantém vantagem sobre os possíveis adversários na disputa pela Presidência da República em 2026.
Segundo a Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3), Lula venceria em todos os cenários simulados, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
O levantamento traz novas figuras no cenário eleitoral, incluindo o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o cantor Gusttavo Lima, além de nomes já conhecidos da política nacional, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ciro Gomes (PDT), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil).
Lula na frente no primeiro turno
A pesquisa testou quatro cenários de primeiro turno, nos quais Lula aparece com 28% a 33% das intenções de voto, dependendo da composição dos concorrentes. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, alcança 13%, enquanto Gusttavo Lima aparece com 12% a 18%. O influenciador Pablo Marçal registra entre 11% e 13%, enquanto Eduardo Bolsonaro tem 11%.
Ciro Gomes, que disputou as últimas eleições presidenciais, aparece com 9% a 13%. Os votos brancos e nulos variaram entre 14% e 19%, superando alguns dos candidatos testados.
Cenários de segundo turno
Em todas as simulações de segundo turno, Lula segue como favorito, registrando mais de 40% das intenções de voto em qualquer confronto direto. O cenário mais competitivo seria contra Gusttavo Lima, onde o petista venceria com 41% contra 35%.
Contra Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal, Lula abriria uma vantagem de 44% a 34%. Já em um confronto com Tarcísio de Freitas, o placar seria de 43% a 34%.
A taxa de indecisos nos cenários testados variou entre 19% e 25%. Na pesquisa espontânea, 78% dos entrevistados disseram não ter candidato definido, e apenas três nomes foram citados: Lula e Jair Bolsonaro, ambos com 9%, e Gusttavo Lima, com 1%.
Bolsonaro e Haddad lideram rejeição
Além das intenções de voto, a pesquisa avaliou a rejeição dos principais nomes do cenário político. O ex-presidente Jair Bolsonaro é rejeitado por 53% dos eleitores, enquanto Lula tem rejeição de 49%. No entanto, entre aqueles que conhecem ambos, Lula tem 47% de intenção de voto, contra 41% de Bolsonaro.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, registrou a maior rejeição, com 56% dos entrevistados afirmando que não votariam nele. Eduardo Bolsonaro aparece logo atrás, com 55% de rejeição.
Outros nomes avaliados foram a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que tem 49% de rejeição, e o cantor Gusttavo Lima, rejeitado por 50% dos entrevistados.
Entre os candidatos testados, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem a menor rejeição, com 21%, mas também registra o menor percentual de intenção de votos entre aqueles que o conhecem: apenas 11%.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2025, com 4.500 entrevistas presenciais em todo o Brasil, abrangendo eleitores a partir de 16 anos. A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.
Comentários estão fechados.