Governo Federal anuncia financiamento de R$ 6,38 bilhões para obras em rodovias do Paraná

O BNDES e a concessionária EPR Litoral Pioneiro firmam contrato para investimentos em duplicação e melhorias nas rodovias do estado, com foco na BR-277 e no acesso ao Porto de Paranaguá.

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    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a concessionária EPR Litoral Pioneiro assinaram um contrato de financiamento no valor de R$ 6,38 bilhões para investimentos em rodovias no Paraná. O anúncio foi feito em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (29).

    O financiamento integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será utilizado para a melhoria e ampliação da infraestrutura rodoviária do estado. A verba será composta por R$ 829 milhões em financiamento direto do BNDES e R$ 5,55 bilhões em emissão de debêntures, títulos de crédito emitidos pelo banco.

    A principal obra do projeto é a duplicação de 350 quilômetros de rodovias e a triplicação da BR-277, que liga a capital Curitiba ao litoral. Além disso, o projeto inclui a construção de 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais, além da criação de um novo acesso ao Porto de Paranaguá, fundamental para o escoamento da produção agrícola da região.

    A EPR Litoral Pioneiro será responsável pela execução das obras, que beneficiarão 27 cidades paranaenses, incluindo Curitiba. A concessionária administrará a malha rodoviária sob concessão por 30 anos, com um total de R$ 16 bilhões em investimentos, sendo R$ 10,5 bilhões destinados a melhorias e expansão e R$ 5,5 bilhões para manutenção das estradas.

    A concessionária também anunciou que, no período de 2025 a 2035, investirá R$ 8 bilhões em obras de revitalização e ampliação de 605 quilômetros de rodovias, incluindo trechos das BRs 153, 277 e 369, além de rodovias estaduais como PR-092, PR-151 e PR-239.

    Em sua fala, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou a importância dos investimentos para melhorar a competitividade das exportações brasileiras, apontando que a melhoria da infraestrutura rodoviária resultará em aumento de produtividade e eficiência, especialmente para o escoamento da produção de grãos de estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.

    A partir de agora, o cronograma de obras será dividido em três etapas, com as primeiras, de obras emergenciais, já em andamento. As maiores obras de ampliação e melhorias estão previstas para o período entre o segundo e o oitavo ano de contrato.

    Além das melhorias nas rodovias, a tarifa média de pedágio nas vias sob concessão será 31% inferior em relação aos valores praticados em concessões anteriores.

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