Paraná lança licitação para mapeamento aéreo de alta resolução do território estadual

O Instituto Água e Terra (IAT) iniciou processo licitatório para a realização de um mapeamento aéreo de alta precisão, com investimento de R$ 120,3 milhões, que irá beneficiar diversas áreas da administração pública e também a iniciativa privada.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O Governo do Paraná iniciou o processo de levantamento aéreo do estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), com o lançamento de um edital de licitação para a contratação de serviços de engenharia cartográfica. O objetivo é criar um mapeamento completo e atualizado do território paranaense, com um orçamento de R$ 120,3 milhões.

    Esse levantamento será realizado com aeronaves equipadas com lentes de alta precisão e radares, que sobrevoarão o estado para capturar imagens fotogramétricas de alta resolução, em escala 1:10.000, cinco vezes mais nítidas que as imagens atualmente utilizadas, que foram coletadas em 2011 pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).

    O novo mapeamento será fundamental para diversas áreas da administração pública, como fiscalização ambiental, planejamento urbano, licenciamento e execução de obras públicas. A expectativa é que o processo licitatório seja concluído no primeiro semestre de 2025, com o início do levantamento ainda neste ano e conclusão prevista para 2027.

    Além dos benefícios diretos para o setor público, o mapeamento será disponibilizado de forma pública, o que também poderá impactar positivamente a iniciativa privada, facilitando o planejamento e a gestão em diversos setores. Com a nova metodologia, a precisão das imagens será ampliada significativamente, permitindo uma análise mais detalhada da topografia e das características do estado.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.