Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, nesta quarta-feira (22), a detecção do norovírus como causador de um surto de viroses no litoral do Paraná. O vírus foi identificado nas cidades de Guaratuba e Morretes, e o Laboratório Central do Estado (Lacen) também investiga a presença do agente infeccioso em Pontal do Paraná e Matinhos. Até o dia 13 de janeiro, foram registrados 5.439 atendimentos relacionados ao surto.
O norovírus é responsável pela gastroenterite, que provoca sintomas como vômitos, diarreia, dor abdominal e mal-estar. A transmissão do vírus é facilitada em locais com grande aglomeração, como as praias, especialmente no verão, devido à proximidade das pessoas com ambientes contaminados por água ou alimentos compartilhados.
Os sintomas da infecção por norovírus começam a aparecer rapidamente, geralmente no mesmo dia em que a pessoa entra em contato com o vírus, e costumam durar entre 3 e 7 dias. Os primeiros dias da infecção são marcados por evacuações líquidas frequentes, náuseas e vômitos. Em alguns casos, pode ocorrer febre baixa, dor de cabeça e dores nos membros.
Para prevenir a contaminação, a Sesa recomenda práticas como lavar as mãos com frequência, especialmente antes de manusear alimentos e após usar o banheiro, lavar bem alimentos crus, beber água filtrada ou fervida e evitar aglomerações, principalmente nas áreas litorâneas durante a alta temporada. A recomendação também inclui cuidados com a higiene ao trocar fraldas e o fechamento da tampa do vaso sanitário ao dar descarga. As informações foram dadas pelo G1 Paraná.