Tempo estimado de leitura: 2 minutos
No primeiro discurso após assumir a presidência, nesta segunda-feira (20), Donald Trump reafirmou sua postura contra políticas inclusivas de diversidade, focando em uma abordagem que, segundo ele, vai “forjar uma sociedade que não verá duas cores e será baseada no mérito”.
O presidente afirmou que uma nova política será implementada em que o governo dos EUA reconhecerá somente os gêneros masculino e feminino.
“Esta semana, também porei fim à política governamental de tentar incorporar socialmente a raça e o gênero em todos os aspectos da vida pública e privada. Vamos forjar sociedade que não enxergará duas cores e será baseada no mérito. Será política oficial dos EUA que existam apenas dois gêneros, masculino e feminino”, afirmou.
Além disso, conforme o site POLITICO, a Casa Branca planeja emitir uma ordem executiva que redefinirá o conceito de gênero em documentos oficiais, como passaportes e vistos, excluindo categorias como “não-binário” e “outras”.
Essa proposta de mudança está alinhada com declarações feitas anteriormente por Trump, que em 2023 já havia se comprometido a combater o que chamou de “loucura transgênero” e garantir que atletas homens não competissem em esportes femininos.