Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Compagas, empresa responsável pela distribuição de gás no Paraná, anunciou nesta segunda-feira (20) que investirá R$ 505 milhões até 2029 para expandir a rede de gás no Estado. A iniciativa faz parte do Plano Estadual do Gás, com o objetivo de interiorizar a distribuição e dobrar o número de clientes atendidos.
Atualmente, a Compagas conta com 58,7 mil clientes e uma rede de 900 quilômetros de gasodutos. Com os novos investimentos, a previsão é aumentar para 65 mil clientes e expandir a rede em mais de 460 quilômetros, atendendo novas cidades, como Maringá e Londrina. As obras começam neste primeiro trimestre de 2025, incluindo também a construção de gasodutos entre Lapa e Araucária.
A expansão é uma das prioridades do Governo do Estado, que considera a presença do gás um fator importante para o desenvolvimento regional. “Isso resulta em mais investimentos, mais infraestrutura e mais empregos nas cidades atendidas”, afirmou o governador Ratinho Junior durante sua visita à sede da Compagas em Curitiba.
Além de ampliar a rede de gás, o plano da companhia inclui a inserção do biometano em sua oferta de produtos, aproveitando a produção estadual de biometano a partir da suinocultura, o que contribuirá para a sustentabilidade da operação.
Os investimentos estão previstos no contrato de concessão da empresa, que totaliza R$ 2,5 bilhões para os próximos 30 anos. Além da construção de novos gasodutos, o plano inclui melhorias na infraestrutura existente e novos projetos voltados para a indústria e para os consumidores residenciais.
Com o crescimento projetado, a Compagas também contribuirá para o aumento da competitividade econômica e melhoria da qualidade de vida nas regiões atendidas.