Viagem de transformador da Itaipu a Blumenau deve durar 20 dias

Estimativa é da empresa de logística responsável pelo serviço. Caminhão partiu de Foz do Iguaçu (PR) neste sábado (18).

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    Começou na manhã deste sábado (18), em Foz do Iguaçu (PR), o transporte de um transformador de grande porte da usina hidrelétrica de Itaipu para Blumenau (SC), onde o equipamento passará por manutenção corretiva. A expectativa da empresa de logística responsável pelo serviço é que o percurso de mais de 800 quilômetros leve em torno de 20 dias, a depender das condições do tempo e do tráfego nas rodovias.

    As dimensões da peça justificam a duração da viagem. O transformador tem 5,5 metros de comprimento, 5,2 metros de altura e pesa 122 toneladas. Sua função é elevar tensão produzida pelas unidades geradoras de Itaipu de 18 kV para 500 kV. A ação corretiva foi necessária devido a uma anomalia identificada precocemente pelas equipes de Manutenção da Itaipu.

    Para fazer o transporte, a empresa de logística destinou um caminhão plataforma com 39 metros de comprimento e 3 metros de largura, sustentados por 124 pneus. Um segundo caminhão segue engatado na parte traseira do veículo principal, para servir de contrapeso e ajudar nas manobras. Todo o percurso será acompanhado por batedores e o veículo poderá viajar a uma velocidade máxima de 40 km/h.

    O superintendente adjunto de Manutenção da Itaipu, Marco Aurélio Siqueira Mauro, explicou que a anomalia no transformador foi identificada em meados de 2023.

    “As anormalidades identificadas pelo sistema de monitoramento, somados a análises de engenharia de manutenção, inspeções e ensaios específicos, apontaram para uma anormalidade na parte ativa do equipamento, que demandam atividades específicas em fábrica para garantir a confiabilidade necessária ao funcionamento”, disse.

    O equipamento então foi retirado de operação, por questões de segurança, e substituído por uma peça sobressalente, com as mesmas características. Desde então, o transformador passou por análises técnicas para identificar a causa da anomalia e iniciou-se o processo de licitação para escolha e contratação do serviço.

    “A execução do serviço na fábrica, fora da usina, deve-se ao fato de os procedimentos de desmontagem e montagem do transformador serem complexos e exigirem uma grande estrutura e mão de obra especializada. Além disso, existem ensaios elétricos específicos que serão realizados no transformador, após a montagem, que não são exequíveis na usina”, detalhou o superintendente. Segundo ele, a expectativa é que o equipamento retorne a Foz do Iguaçu em meados de 2026, quando será reinstalado.

    No total, a usina de Itaipu tem 60 transformadores como este instalados nas 20 unidades geradoras, três para cada, além de seis peças sobressalentes. Eles têm potência nominal de 256 MVA (Megavoltampère) e operam nas frequências de 60Hz (usada no Brasil) e 50Hz (do Paraguai), sendo 30 transformadores em cada frequência.

    Logística

    Em Foz do Iguaçu, ainda na manhã deste sábado, o comboio passaria pelas Avenidas Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek, José Maria de Brito e Paraná, até acessar a BR-277, sentido Cascavel. Todo o trabalho conta com apoio do Foztrans e entidades como a Copel, nos trechos urbanos, e Polícia Rodoviária Federal, nos trechos de rodovia.

    Antes do transformador, foram encaminhados para a fábrica de Blumenau 32 mil litros de óleo, usados no equipamento, e duas carretas com peças acessórias, como trocador de calor, buchas, bombas e válvulas – entre outras.

    Galeria de fotos

    Crédito das imagens: William Brisida / Itaipu Binacional e

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