Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) informou que as 1.199 famílias que têm membros eleitos em 2024, seja como prefeitos, vice-prefeitos ou vereadores, tiveram os benefícios do Bolsa Família e do Auxílio Gás cancelados. A suspensão dos pagamentos será válida enquanto os mandatos dos familiares estiverem em vigor.
Entre os afetados, estão sete famílias de prefeitos, 19 de vice-prefeitos e 1.168 de vereadores que estavam recebendo o Bolsa Família. A medida foi regulamentada por meio de uma instrução normativa publicada pelo MDS nesta sexta-feira (17), e as famílias já foram notificadas sobre o cancelamento.
Pessoas cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, com familiares eleitos nas últimas eleições, também estão proibidas de solicitar os benefícios. A alteração foi implementada no primeiro pagamento de 2025 do programa, que começa na próxima segunda-feira (20).
A regra visa garantir a correta destinação dos recursos, com o foco na elegibilidade do programa, e não tem como objetivo gerar economia. O MDS reforçou que os benefícios devem ser pagos apenas a quem atende aos critérios estabelecidos.
Para ter acesso ao Bolsa Família, a família deve ter uma renda de até R$ 218 por integrante e estar devidamente inscrita no CadÚnico. O cadastramento pode ser feito nos postos de atendimento de assistência social dos municípios.
Em caso de dúvidas sobre o programa, os beneficiários podem entrar em contato com o Disque Social pelo número 121 ou com a Caixa Econômica Federal pelo número 111. Também estão disponíveis os aplicativos do Bolsa Família e da Caixa, gratuitos para download nas lojas virtuais.