Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Três membros de uma equipe médica foram demitidos após serem filmados ouvindo música alta em uma ambulância enquanto transferiam uma criança com hidrocefalia. O caso ocorreu no sábado (4) durante o trajeto entre as cidades de Jundiaí do Sul e Jacarezinho, no norte do Paraná.
A cena foi registrada pela mãe da criança, Graciele Reis dos Santos, que ficou indignada com a atitude dos profissionais, já que sua filha, de 10 anos, estava com crises convulsivas e havia suspeita de obstrução na válvula de derivação ventrículo-peritoneal.
Assista
Em uma entrevista ao G1 Paraná, Graciele relatou sua surpresa e revolta ao ver a situação. “Eu não estava acreditando que estava passando por aquilo. A minha única saída foi filmar e registrar minha indignação”, afirmou. A mãe compartilhou o vídeo nas redes sociais para alertar sobre o comportamento inadequado dos profissionais.
A Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela gestão da UTI móvel, confirmou a demissão do médico, enfermeira e motorista envolvidos no episódio. A instituição ressaltou, por meio de nota, que não tolera condutas que prejudiquem a segurança, dignidade ou bem-estar dos pacientes.
A transferência da criança foi realizada em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), que também repudiou o ocorrido. Após o episódio, a criança precisou ser transferida novamente para o Hospital Infantil Sagrada Família, em Londrina.