Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A série documental que celebra os 50 anos da Itaipu Binacional já está disponível no YouTube e na Globoplay. O público pode assistir aos oito episódios, mesmo sem ser assinante das plataformas, pois o conteúdo é gratuito. No YouTube, os episódios podem ser acessados diretamente através deste link, com a possibilidade de download para assinantes do YouTube Premium. Já no Globoplay, basta buscar por “Itaipu” para ter acesso aos vídeos, que também estão liberados para quem não é assinante.
Lançado em 7 de julho de 2024 em Foz do Iguaçu, com exibições em Curitiba e Brasília, o documentário emocionou o público. “É um marco para essa e futuras gerações sobre a história da usina e as pessoas que ajudaram a construir e deixar um legado de uma das maiores obras do mundo”, afirma Ana Paula Hedler, chefe da Assessoria de Comunicação da Itaipu Binacional, responsável pela coordenação da produção.
Cada episódio tem cerca de 20 minutos e explora diferentes aspectos da história da usina, com temas que podem ser assistidos de forma independente. O primeiro episódio, “Antes da explosão”, transporta o público para Foz do Iguaçu nos anos 70, antes do início da obra. “Estamos chegando” é uma homenagem aos barrageiros, e “Faça-se a luz” aborda a produção de energia e a construção das primeiras máquinas. O quarto episódio, “Arca de Noé”, destaca os cuidados com a natureza, com foco na operação Mymba-Kuera.
No quinto episódio, “Outras energias”, a série discute as ações sociais da Binacional. O episódio 6, “Um passo para o futuro”, trata dos investimentos em pesquisa e educação, enquanto o episódio 7, “Uma usina de inovações”, explora a transição energética. O oitavo e último episódio, “Uma usina de emoções”, encerra a série ressaltando o papel das pessoas na construção da Itaipu.
A produção foi realizada pela Vídeo Up, sob a direção de Marcelo Hammarstron e com a produção executiva de Digão Monzon. A coordenação foi da Assessoria de Comunicação Social (CS.GB) e da Divisão de Imagem Institucional (CSII.GB) da Itaipu.
Fotogaleria
Fotos: William Brisida/Itaipu Binacional