Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Paraná fechou 2024 como o estado com o maior número de municípios integrados ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Ao todo, 319 municípios paranaenses aderiram ao sistema, o que equivale a 24,5% do total de 1.301 municípios brasileiros participantes.
O Sisan, regulamentado pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei n.º 11.346/2006), organiza e articula políticas voltadas à segurança alimentar em âmbito municipal, estadual e nacional. No Paraná, 80% das cidades fazem parte do sistema, sendo o estado o segundo com maior proporção de adesões, atrás de Roraima, que alcança 93,3%.
A integração ao Sisan possibilita que os municípios participem de programas como o Plano Brasil sem Fome, a Estratégia Alimenta Cidades e o Programa de Aquisição de Alimentos. Essas iniciativas viabilizam o desenvolvimento de ações estruturadas para produção, reaproveitamento e distribuição de alimentos.
No Paraná, a adesão ao sistema foi impulsionada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PR), pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR) e pelo Ministério Público, que incentivaram a mobilização das prefeituras.
O sistema também realiza o monitoramento de indicadores de alimentação e nutrição, previstos no artigo 6.º da Constituição Federal, e promove a articulação entre os órgãos governamentais e organizações da sociedade.