Jornalista diz que vereadoras “resolveram sexualizar com decotes provocantes” na posse; publicação gera revolta

As vereadoras repudiaram o artigo, ressaltando que ele desrespeita suas funções institucionais e reforça estereótipos, desviando a atenção de suas propostas políticas.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    Vereadoras de Curitiba manifestaram indignação após uma publicação no Blog do Tupan, que foi posteriormente excluída, criticar suas roupas durante a cerimônia de posse, afirmando que as parlamentares “resolveram sexualizar com decotes provocantes”. O texto causou revolta entre as vereadoras.

    Em resposta, as vereadoras divulgaram uma nota de repúdio, destacando que o artigo desrespeitou a dignidade e o papel institucional das mulheres, além de reforçar estereótipos e desviar o foco de suas competências políticas. Elas afirmaram que essa abordagem é ofensiva e contrária aos princípios constitucionais de igualdade e respeito.

    A vereadora Laís Leão (PDT) classificou a publicação como um ato de violência política de gênero. Ela destacou a necessidade de um ambiente mais igualitário e respeitoso para as mulheres na política, lembrando que atitudes como essa apenas perpetuam o machismo e a misoginia. Leia abaixo.

    Confira as fotos das vereadoras durante a cerimônia de posse

    Rafaela Lupion (PSD)

    Image 12
    Foto: Rodrigo Fonseca / Câmara Municipal de Curitiba

    Amália Tortato (Novo)

    Image 13
    Foto: Rodrigo Fonseca / Câmara Municipal de Curitiba

    Camilla Gonda (PSB)

    Image 14
    Foto: Rodrigo Fonseca / Câmara Municipal de Curitiba

    Professora Angela (Psol)

    Image 15
    Foto: Rodrigo Fonseca / Câmara Municipal de Curitiba

    Laís Leão (PDT)

    Image 16
    Foto: Rodrigo Fonseca / Câmara Municipal de Curitiba

    Rafael Greca manifesta apoio às vereadoras de Curitiba e critica publicação

    O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), manifestou apoio às vereadoras da cidade após a publicação. Em seu posicionamento, Greca chamou o blog de uma ‘vergonha da crônica eletrônica’ e repudiou a abordagem do conteúdo.

    Em suas redes sociais, o ex-prefeito afirmou:

    “#XôTupãAbusivo! Vergonha da crônica eletrônica, seu blog NUNCA FEZ JORNALISMO. Foram anos de ataques infundados, pessoais e contra a gestão de Curitiba. Nunca me manifestei, sempre preferi não dar palco para sua falta de caráter e profissionalismo. Agora, me deparo com uma manifestação machista, onde um jornalista de araque diminui, sexualiza e hostiliza a presença das mulheres na Câmara de Curitiba.”

    “Minha solidariedade às 12 mulheres eleitas para defender os interesses do povo. Valorosas vereadoras de Curitiba: vocês estão onde devem estar, no protagonismo de suas vidas, pelo bem desta cidade livre e democrática! #RespeitoECarinho @camaradecuritiba”

    Atualmente, a Câmara Municipal de Curitiba possui a maior bancada feminina de sua história, composta por 12 mulheres eleitas: Amália Tortato (Novo), Andressa Bianchessi (União), Camilla Gonda (PSB), Carlise Kwiatkowski (PL), Delegada Tathiana Guzella (União), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Indiara Barbosa (Novo), Laís Leão (PDT), Meri Martins (Republicanos), Professora Angela (PSOL), Rafaela Lupion (PSD) e Vanda de Assis (PT).

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.