Preferência por viagens aéreas sobe entre brasileiros no verão

Pesquisa do Ministério do Turismo aponta aumento de 4 pontos percentuais na escolha do avião para viagens nacionais, totalizando 16 milhões de pessoas nesta temporada.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O número de brasileiros que optaram por viagens de avião no verão de 2025 cresceu, com 27% dos turistas escolhendo o modal aéreo, o que representa cerca de 16 milhões de pessoas. Este aumento de 4 pontos percentuais em relação a 2023, quando 23% dos viajantes optaram pelo avião, foi registrado pela pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025, realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Nexus.

    A ampliação da malha aérea foi um dos fatores que contribuíram para esse crescimento, com a oferta de 29,8 milhões de assentos em voos domésticos nesta temporada, o que representa 3,2 milhões de assentos a mais em comparação ao ano passado. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou os esforços do MTur para diversificar a malha aérea e atender à demanda dos turistas.

    Apesar do crescimento das viagens aéreas, o carro próprio segue como a principal opção de transporte para 40% dos brasileiros, seguido por ônibus (28%) e carros de aluguel (10%).

    A pesquisa também revelou que, entre os entrevistados, 57% consideram a malha aérea do país suficiente, e 66% dos passageiros frequentes destacam o conforto e os serviços dos aeroportos como diferenciais.

    *Agência Gov

    Comentários estão fechados.