Atividade econômica do Brasil tem alta de 3,7%, com crescimento na indústria

IBGE também registra avanço de 5,8% na produção industrial em outubro, refletindo o crescimento econômico nacional.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de outubro mostrou um crescimento de 3,7% na atividade econômica brasileira entre janeiro e outubro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Em relação a setembro, o crescimento foi de 0,1%. Essa tendência confirma as projeções do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que estima uma alta de 3,5% para o PIB brasileiro em 2023.

    Além disso, a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional do IBGE, divulgada também nesta sexta-feira (13), indicou um aumento de 5,8% na produção industrial em outubro de 2023, em comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, a indústria cresceu 3,0%. A pesquisa revelou que a indústria nacional está 2,6% acima do nível pré-pandemia.

    Apesar de um recuo de 0,2% na produção em relação a setembro, a indústria paulista, o maior parque industrial do país, apresentou um crescimento de 2,0%, destacando-se nos setores de veículos automotores, produtos químicos e materiais elétricos.

    Comentários estão fechados.