Consulta pública no Paraná mostra 88% de rejeição ao programa “Parceiro da Escola”

A maioria da comunidade escolar paranaense se mostrou contrária à privatização da gestão de colégios estaduais, com 88% de rejeição ao programa.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A consulta pública organizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) do Paraná, realizada entre os dias 6 e 9 de dezembro, indicou que 88% da comunidade escolar rejeitou o programa “Parceiro da Escola”. A iniciativa do Governo do Estado visa repassar a gestão de colégios estaduais a empresas privadas. As informações foram divulgadas pela deputada Luciana Rafagnin (PT) e a Bancada de Oposição da Alep.

    A votação contou com a participação de 44,4 mil pessoas, entre pais, responsáveis, estudantes e servidores. Nos colégios que atingiram o quórum necessário, a maioria dos votos foi contrária ao programa.

    A SEED informou que, apesar da forte rejeição, 93 escolas poderão ser incluídas no programa a partir de 2025. A decisão sobre as outras escolas, que não atingiram o quórum, ficará a cargo da Secretaria de Educação.

    O programa “Parceiro da Escola” gerou polêmica devido à privatização de serviços essenciais, como manutenção e segurança, e à gestão administrativa das escolas. A expectativa é que, com a privatização, 95 colégios possam ser administrados por empresas privadas em 2025.

    Comentários estão fechados.