Mais de 1 milhão de paranaenses precisam justificar ausência nas eleições até quinta-feira (5)

Dos 1.088.119 eleitores obrigados a votar e que não compareceram às urnas no dia 6 de outubro, apenas 1.318 realizaram a justificativa.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Mais de 1 milhão de eleitores do Paraná ainda não justificaram a ausência no primeiro turno das eleições municipais de 2024, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O prazo para a regularização da situação termina nesta quinta-feira (5).

    Segundo o TRE, dos 1.088.119 eleitores obrigados a votar e que não compareceram às urnas no dia 6 de outubro, apenas 1.318 realizaram a justificativa até o momento. O voto é obrigatório para cidadãos maiores de 18 anos, sendo facultativo para pessoas com 70 anos ou mais, e para jovens entre 16 e 18 anos.

    Para os eleitores que não votaram no segundo turno, realizado em 27 de outubro, o prazo para justificativa se estende até 7 de janeiro de 2025.

    A Justiça Eleitoral orienta que a justificativa seja feita preferencialmente por meio do aplicativo e-Título, onde o eleitor preencherá as informações necessárias e enviará a justificativa diretamente para o juiz eleitoral responsável. Além disso, uma multa de R$ 3,51 por turno de ausência deverá ser paga para regularizar a situação.

    Comentários estão fechados.