Morre o cientista Rogério Cezar de Cerqueira Leite aos 93 anos

Cientista foi um dos principais nomes da pesquisa no Brasil e teve papel fundamental na criação do LNLS e do CNPEM.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O engenheiro e físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite faleceu na madrugada deste domingo (1), aos 93 anos. Formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Leite teve uma carreira acadêmica de destaque, com passagens pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade de Paris.

    Além de suas contribuições no campo acadêmico, Leite foi presidente de honra do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e desempenhou papel fundamental na criação do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

    Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou sua morte, destacando sua importância para o avanço da ciência no Brasil. “Seu legado continuará dando frutos e não será esquecido”, afirmou Lula.

    O CNPEM também manifestou pesar pela perda, lembrando a relevância de Leite para a ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

    Rogério Cezar de Cerqueira Leite deixa três filhos. O sepultamento será realizado nesta segunda-feira (2), às 13h, no Cemitério Flamboyant, em Campinas.

    Comentários estão fechados.