Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Polícia Militar do Paraná divulgou o balanço das ações realizadas nesta quarta-feira (13) no âmbito da “Operação Cosud”. A operação, que reúne forças de segurança de estados das regiões Sul e Sudeste, tem como objetivo combater o crime organizado e reforçar a segurança pública. Com duração de cinco dias, a ação já apresentou resultados significativos para a comunidade paranaense.
Foram mobilizados 435 policiais militares paranaenses, com o apoio de 175 viaturas, para realizar operações em diversas regiões do Paraná. Como resultado, quase 850 quilos de maconha foram apreendidos, além de porções de crack, cocaína, mais de 30 mil maços de cigarro, sete armas de fogo e mais de 100 munições.
A operação também incluiu a vistoria de 58 locais, 117 veículos e 1.700 pessoas. Durante o primeiro dia de ação, 17 pessoas foram presas, sendo 13 em flagrante e três em situações de infração penal, com a lavratura de Termos Circunstanciados de Infração Penal (TCIP).
Em uma das abordagens, no trevo de acesso ao município de Manoel Ribas, no Norte do Paraná, a PMPR apreendeu 118 quilos de maconha, escondidos no banco de trás de um veículo. O condutor e a passageira, ambos presos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Manoel Ribas.
Em Umuarama, no Noroeste, dois homens foram detidos e 21.628 unidades de anabolizantes contrabandeados do Paraguai foram apreendidas, além de veículos com radiocomunicadores e placas falsas. Os envolvidos foram levados à Polícia Federal de Guaíra.
A Operação Cosud, que promove a integração entre forças de segurança de sete estados, já mostrou resultados significativos na primeira edição, realizada em maio deste ano. Durante cinco dias, foram abordadas mais de 78 mil pessoas e realizadas 123 prisões, além de grandes apreensões de drogas e armas de fogo.
O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, ressaltou a importância da ação para a segurança das populações do Paraná e de outros estados. A operação seguirá nos próximos dias, com novas estratégias e ações programadas.
A segunda edição da operação reafirma o compromisso das forças de segurança com a proteção da sociedade e o enfrentamento ao crime organizado. Um novo encontro dos governadores ocorrerá na próxima semana em Florianópolis (SC).