Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Itaipu Binacional esteve presente na abertura do G20 Social, realizada na última quinta-feira (14) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O diretor-geral brasileiro da empresa, Enio Verri, participou da cerimônia oficial, acompanhado dos ministros e conselheiros Esther Dweck e Mauro Vieira.
O G20 Social é uma iniciativa inédita, proposta pela presidência brasileira no grupo, com foco em temas como fome e desigualdade social. Segundo Verri, o Brasil, sob a liderança do presidente Lula, inova ao trazer pautas sociais como prioridade nas discussões do grupo.
A presidência brasileira no G20 se encerra na próxima terça-feira (19), quando será transferida para a África do Sul.
Verri destacou que a Itaipu mantém, desde 2005, um compromisso com o desenvolvimento socioambiental sustentável, além de oferecer energia de qualidade a preços acessíveis.
“A Itaipu atua com políticas sociais e ambientais, investindo em pescadores, agricultura familiar e gestão de resíduos sólidos, sempre com foco na qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
A abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a primeira-dama Janja Lula da Silva, o prefeito Eduardo Paes e ministros como Margareth Menezes, Camilo Santana e Cida Gonçalves.
Programação e participação da Itaipu
O evento, transmitido ao vivo pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), segue até sábado (16), com 271 atividades, entre debates, mesas redondas e palestras. Temas como saúde, educação e direitos humanos estão em pauta.
Nos armazéns ao redor do Museu do Amanhã, a Itaipu apresentou sua série documental “Itaipu Binacional: 50 anos de História”. O diretor-geral participou do podcast CriaCast, abordando o tema Pobreza Energética, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da empresa.
A Binacional também marca presença em dois estandes: um no espaço Kobra, dedicado a debates da sociedade civil, e outro na Praça Mauá, que recebe shows do Aliança Global Festival, movimento cultural contra a fome e a pobreza. Entre as atrações estão Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho e Maria Rita.