Universidades estaduais do Paraná terão vagas reservadas para alunos da rede pública a partir de 2025

Programa Aprova Paraná Universidades garantirá 20% das vagas para estudantes da rede pública; seleção será feita com base nas notas da Prova Paraná Mais.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A partir de 2025, alunos da rede pública de ensino do Paraná terão mais uma oportunidade para ingressar em universidades estaduais. O programa Aprova Paraná Universidades reservará 20% das vagas nas sete universidades estaduais para esses estudantes. A seleção será baseada na nota obtida na Prova Paraná Mais, aplicada nos dias 12 e 13 de novembro de 2024.

    O novo programa visa garantir mais de 3,8 mil vagas anuais das 19 mil ofertadas pelas universidades estaduais, incluindo a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

    As universidades que participarão do programa são: Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

    De acordo com informações do G1 Paraná, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) esclarece que os alunos da rede pública poderão participar do Aprova Paraná sem que isso os impeça de concorrer a vagas por outras formas de ingresso, como o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    A inscrição para o programa ocorrerá entre 20 e 23 de janeiro de 2025, e a classificação final será divulgada em 30 de janeiro. Os aprovados terão até 7 de fevereiro para realizar a matrícula nas universidades.

    Comentários estão fechados.