Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Uma criança de 2 anos está desaparecida após ser levada por uma enxurrada durante a madrugada desta quinta-feira (7), em General Carneiro, no sul do Paraná. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, que inicialmente havia relatado que a vítima tinha 3 anos, as equipes de resgate foram acionadas após a água invadir a casa de madeira onde a menina dormia, arrastando-a para fora da residência.
As buscas pela criança mobilizam aproximadamente 60 profissionais, que atuam nas margens dos rios Torino e Jangada com o uso de barcos e apoio de equipes de cidades vizinhas, como União da Vitória e Irati. O ponto central da operação é o Centro de Tradições Gaúchas (CTG), nas proximidades da casa da família da vítima, conforme detalhou o Corpo de Bombeiros à RPC.
Além do desaparecimento, foram registradas várias ocorrências relacionadas às chuvas, incluindo o resgate de moradores em áreas de risco. A cidade enfrentou alagamentos em diversos pontos, acumulando 160,8 mm de chuva desde a quarta-feira (6), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que destacou General Carneiro como o município com maior volume de precipitação no estado.
As chuvas também afetaram aproximadamente 1.725 pessoas na cidade, das quais cerca de 200 precisaram deixar suas casas. Muitas famílias, após uma redução no nível das águas, retornaram na manhã de quinta-feira para iniciar a limpeza de suas residências. O Governo do Paraná informou que o Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) e a Força-Tarefa de Resposta a Desastres estão em prontidão para possível deslocamento à região, se necessário.
As condições das estradas também foram impactadas. A PR-170, rodovia próxima ao município, foi parcialmente bloqueada devido a deslizamentos de terra. Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) trabalham na remoção dos detritos, com previsão de liberação total da PR-170 até o final desta quinta-feira (7).