Rede estadual abre rematrículas para 2025 na segunda-feira; matrículas começam dia 13

Processo online vai até 29 de novembro e visa simplificar matrícula para cerca de 1 milhão de alunos na rede estadual. Novo sistema permite escolha de até três escolas e opção de cursos técnicos concomitantes.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A Secretaria da Educação do Paraná (SEED-PR) inicia na próxima segunda-feira (4) o período de rematrículas para o ano letivo de 2025 na rede estadual de ensino. O prazo para alunos que já estão na rede segue até 12 de novembro, enquanto as novas matrículas para alunos vindos de escolas privadas, federais, de outros estados ou que retomam os estudos poderão ser realizadas de 13 a 29 de novembro. Ambos os processos ocorrerão de forma online, por meio da Área do Aluno no site da SEED-PR.

    O secretário da Educação, Roni Miranda, informou que a expectativa é de cerca de 1 milhão de matrículas e rematrículas. Segundo ele, o sistema digital facilita o acesso para as famílias e melhora a organização nas instituições de ensino.

    “A ampliação do uso da Área do Aluno representa um avanço na gestão educacional do Paraná, tornando o processo mais eficiente e transparente”, destacou.

    Rematrícula e escolha de escolas preferenciais

    Para os alunos que já fazem parte da rede estadual e cursarão o Ensino Fundamental ou Médio, a rematrícula poderá ser realizada pelo responsável na Área do Aluno, na opção “Matrícula e Rematrícula”. Estes alunos têm a vaga garantida na escola de origem, mas podem indicar até três instituições de preferência. Se não houver vaga nas preferências indicadas, a matrícula será automaticamente mantida na escola original, conforme explica Fernanda Evangelista, chefe do Departamento de Governança de Dados da SEED-PR.

    Em caso de dificuldades com o acesso à internet, o processo também poderá ser feito presencialmente na instituição estadual mais próxima. O responsável receberá um e-mail em dezembro confirmando a matrícula.

    Matrículas iniciais e novas opções de cursos

    Para alunos que ingressam no 6º ano do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio, o período de matrículas ocorre entre 13 e 29 de novembro. Esse processo abrange estudantes de escolas particulares, federais ou de outros estados, bem como alunos que retornam aos estudos na rede estadual. Quem precisar criar um cadastro no sistema poderá fazê-lo acessando a Área do Aluno e completando o Cadastro Geral de Matrícula (CGM).

    Além disso, os estudantes que desejarem poderão optar por cursos técnicos concomitantes ao ensino médio, com matrículas para esses cursos abertas também entre 4 e 12 de novembro. Assim como nos demais processos, o responsável será notificado por e-mail com a confirmação da matrícula.

    Documentos exigidos

    Para garantir a matrícula, o responsável deverá apresentar a documentação obrigatória a partir de 2 de janeiro de 2025, podendo anexá-la online ou entregá-la presencialmente na escola. A documentação inclui comprovante de vacinação, fatura recente de energia ou água, além de certidão de nascimento, RG e CPF do aluno e documento de identificação do responsável.

    *Com informações, Agência Estadual de Notícias.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.