Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Após queda, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) paranaense voltou a subir em outubro.
O indicador, aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), ficou em 107,2, com elevação mensal de 3,2%. A média nacional permaneceu estável e marca 112,2 pontos.
A avaliação dos empresários paranaenses sobre as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) cresceu 3,7% de setembro para outubro, mas, ao pontuar 80,4 pontos, ainda está abaixo da zona de satisfação de 100 pontos.
No campo positivo, com 135,5 pontos, as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) subiram 3,6% na variação mensal. Já o fator Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) alcançou 105,8 pontos, com crescimento mensal de 2,4%.
Embora o ICEC seja maior entre as empresas com mais de 50 funcionários, com 110,8 pontos, houve redução de 10,2% em relação a setembro, sobretudo na avalição das condições atuais do comércio e da economia, que tiveram queda de 22,3% no mês.
Entre as micro e pequenas empresas o indicador chegou a 107,1 pontos, e registrou crescimento de 3,5% na variação mensal.
Comentários estão fechados.