Após queda, Índice de Confiança dos Empresários paranaenses registra crescimento de 3,2%

O aumento no ICEC sugere um otimismo cauteloso entre os empresários paranaenses, mesmo diante de desafios econômicos.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Após uma queda, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) no Paraná registrou uma nova alta em outubro, alcançando 107,2 pontos, o que representa um aumento de 3,2% em relação ao mês anterior. O indicador é medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Em contraste, a média nacional permaneceu estável em 112,2 pontos.

    A avaliação das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) no Paraná subiu 3,7% de setembro para outubro, alcançando 80,4 pontos, embora ainda esteja abaixo da zona de satisfação, que é de 100 pontos. Por outro lado, as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) apresentaram um crescimento de 3,6%, alcançando 135,5 pontos. O fator Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) também teve um desempenho positivo, subindo 2,4% e atingindo 105,8 pontos.

    O ICEC é mais elevado entre empresas com mais de 50 funcionários, que obtiveram 110,8 pontos, mas isso representa uma queda de 10,2% em relação a setembro, especialmente na avaliação das condições atuais do comércio e da economia, que caiu 22,3% no mesmo período. Entre micro e pequenas empresas, o indicador chegou a 107,1 pontos, registrando um crescimento de 3,5%.

    Comentários estão fechados.