Nova ferramenta promete ajudar empresárias a ampliar negócios no comércio internacional

A plataforma She Trades Brazil Hub reúne iniciativas de capacitação e conexões internacionais para promover o comércio e investimentos em empresas femininas.

  • Agência Brasil

    Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Centro de Comércio Internacional (ITC) lançaram, na última semana, o She Trades Brazil Hub, um portal que oferece recursos para empresas lideradas por mulheres brasileiras. A iniciativa visa reunir diversas ações de capacitação para impulsionar o comércio e a exportação, além de facilitar conexões com empreendimentos internacionais.

    Ana Repezza, diretora de Negócios da Apex, destacou a importância da plataforma, que centraliza iniciativas voltadas para o público feminino.

    “Estamos juntando tudo em um portal só, com o conhecimento de um organismo internacional reconhecido, o International Trade Center, trazendo expertise para unir informações e iniciativas em torno desse público comum”, afirmou.

    Para participar do projeto, as empresas devem ser lideradas por mulheres, seja por meio da presença feminina no corpo diretivo ou gerencial, ou no comando do processo de comércio exterior. Repezza enfatizou o compromisso da Apex Brasil em trazer mais mulheres para o esforço exportador, ressaltando os benefícios econômicos e de desenvolvimento socioeconômico que isso pode gerar.

    Pamela Coke-Hamilton, diretora executiva do ITC, relacionou a vulnerabilidade econômica das mulheres à violência doméstica.

    “Há uma conexão direta entre a violência doméstica e o empoderamento econômico das mulheres. Programas como o She Trades impactam diretamente a habilidade das mulheres de resistirem e avançarem economicamente”, comentou.

    Raquel Ribeiro, coordenadora-geral de Gestão de Empreendedorismo do Ministério do Empreendedorismo (Memp), ressaltou a importância de incentivar pequenos negócios liderados por mulheres, afirmando que “colocar recursos públicos em políticas específicas para impulsionar o empreendimento de mulheres significa também melhorar a economia do país”.

    As empresas interessadas em se cadastrar no Hub devem acessar o site da Apex Brasil, onde também poderão realizar a inscrição. Não há restrições quanto ao segmento de atuação ou ao porte da empresa.

    Comentários estão fechados.